A UBC é uma sociedade de gestão coletiva do século 21, que soube usar os 75 anos de sua existência como uma ponte entre tradição e inovação. Com um compromisso diário de renovação, adota boas práticas de governança e dá mergulho sem medo nas águas da tecnologia.
Somos, na verdade, um empresa de tecnologia a serviço de nossos titulares de direito e suas prioridades de gestão. Esta é nossa obsessão. E também nossa diversão.
Não nos basta ficar na aparência da transparência. Nossos pilares são: atendimento, formação, comunicação e tecnologia.
O ano de 2017 foi frenético de conquistas e desafios. Mudamos de endereço no Rio de Janeiro, para instalações modernas, com cara de startup digital. Adoramos recomeços.
Criamos a Casa UBC, um lugar de encontros e experiências, e a inauguramos com o Prêmio UBC, em novembro. Gilberto Gil recebeu o Prêmio de Compositor Brasileiro, um reconhecimento aos seus também 75 de vida artística e autoral. Foi uma noite inesquecível, que todos os anos será repetida com novos autores e muita música brasileira.
Somos uma sociedade brasileira latino-americana. Como tal, apoiamos a iniciativa da Cisac University e desenvolvemos o curso online "Copyright: História, Cultura, Indústria”, nas versões em espanhol e português, para poder também chegar a Portugal (numa associação com a SPA) e aos países de língua portuguesa na África. Uma ação concreta pró-lusofonia.
Em 2107, tivemos eleições e um novo presidente. Paulo Sérgio Valle assumiu com uma diretoria renovada por ele e Antonio Cicero, poeta, compositor e, agora, imortal da Academia Brasileira de Letras.
Também em 2017, a distribuição da UBC atingiu recordes históricos, de quase R$ 600 milhões e beneficiando cerca de 164 mil titulares.
Foram fechados acordos importantes, como o do cinema e o do YouTube. Neste momento, a totalidade das plataformas digitais em operação no Brasil paga direitos de execução pública. Quase todas as salas de cinema também. Este é um filme feliz, mas que não acaba nunca. Novos desafios requerem das sete sociedades que dirigem o ECAD uma postura dinâmica e responsável.
O mundo da gestão coletiva precisa estar atento a ferramentas novas, critérios novos, abordagens novas para os problemas de sempre e para o ineditismo de novos gargalos na forma de cobrar e distribuir.
Mas é fundamental a consciência de que somos parte relevante do ecossistema da música, que vive uma revolução permanente e sem garantias.
Crescemos e estamos comprometidos com o que este crescimento significa, olhando para o futuro com o otimismo de quem acredita na música e no talento de seus criadores.
Marcelo Castello Branco
O valor total arrecadado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) no Brasil apresentou um crescimento de 9,3% em relação a 2016, totalizando R$ 1,140 bilhão em 2017.
A arrecadação total da UBC — que inclui os valores arrecadados pelo ECAD referentes ao repertório representado pela UBC (representando 99,3% do total), os valores arrecadados no exterior e os valores referentes a direitos de reprodução — foi de R$ 721 milhões em 2017. Isso representou um ganho significativo de 59% em relação ao total de 2016, apesar do crescimento de apenas 9,3% atingido pelo conjunto global do ECAD.
O valor total distribuído pela UBC foi de R$ 605 milhões, o que representou um crescimento recorde de 64% em relação a 2016. Foi beneficiado um total de 164 mil titulares em 2017. O número de titulares beneficiados na distribuição tem aumentado consideravelmente desde o início da distribuição de valores de streaming em 2016.
Os valores distribuídos para os associados da UBC representaram 55,4% do total distribuído pelo ECAD.