Se você não conseguir visualizar esta mensagem, clique aqui.

 

30 de novembro de 2010  

A nova edição da Revista UBC acaba de ser lançada e traz uma entrevista exclusiva com o cantor Fagner, uma matéria interessantíssima com muitas dicas sobre turnês internacionais e um panorama do mercado de música clássica com Turibio Santos.

Fagner, o cearense que hoje vive no Rio de Janeiro relembra toda a carreira, fala sobre suas composições, parcerias e o gosto pelo futebol.

O violinista Turibio Santos deixa a diretoria do Museu Villa-Lobos após 24 anos e fala sobre a obra do compositor, cujos rendimentos de direitos autorais mantêm até hoje as atividades da Academia Brasileira de Música. Também nesta edição, um panorama do atual mercado de música clássica no Brasil com o maestro Pedro Neschling e Ricardo Levisky, diretor de marketing da OSB. E ainda uma matéria especial sobre a organização de turnês de artistas brasileiros no exterior.

Confira aqui !


No próximo dia 14/12, o Ministério Público do Trabalho em Salvador vai promover uma audiência aberta a partir das 14h para debater o tema "As emissoras de rádio e a divulgação dos nomes dos compositores".

A audiência pública acontecerá na sede do MPT em Salvador e vai acontecer após a reivindicação dos compositores diante da omissão das emissoras de rádio, que deixam de divulgar seus nomes quando executam suas obras.

A citação dos nomes dos compositores está prevista na lei atual de Direitos Autorais, a partir desse argumento, o MPT pretende enviar notificações para as rádios que não estão cumprindo a legislação.

Leia mais em: Ministério Público do Trabalho

 

 

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em parceria com a Fundação AISGE (Artistas Intérpretes, Sociedad de Gestión), a Latin Artis (LA) e o Ministério da Cultura realizam esta semana no Rio de Janeiro o Congresso Internacional sobre Criatividade, Mercado e Diversidade Cultural.

O evento começa amanhã (1/12) e vai até sexta (3/12) para discutir a importância dos direitos de autor e os direitos conexos no mercado cultural. Especialistas do mundo inteiro estarão presentes para discutir a busca de um equilíbrio justo entre quem trabalha e produz, quem explora e divulga, quem desenvolve mecanismos técnicos de armazenamento e exploração e quem consome.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail congresso@rio2010.org

Maiores informações no site www.rio2010.org

 

 

A partir deste mês (Novembro) o Ecad começa a distribuição dos valores arrecadados dos usuários que utilizam música na internet (através de simulcasting, webcasting e demais execuções). Nasce assim, um novo segmento de distribuição: Mídias Digitais.

Neste primeiro mês será distribuído mais de R$1 milhão, correspondente aos valores arrecadados até junho de 2010, que beneficiará 8 mil titulares de direitos autorais e conexos.

A partir do ano que vem esta nova distribuição será realizada semestralmente seguindo o calendário abaixo:

Distribuição e Período de Captação:

Junho
Valores arrecadados de julho a dezembro do ano anterior

Dezembro
Valores arrecadados de janeiro a junho do mesmo ano

Para saber mais detalhes sobre este novo tipo de distribuição, veja o comunicado do Ecad de novembro em nosso site: http://tinyurl.com/MidiasDigitais

 

 

Desde 2005 não há entendimento entre a TV Globo e o Ecad acerca do pagamento dos direitos autorais de execução pública das obras musicais utilizadas pela emissora em sua programação. No decorrer da disputa judicial, a justiça determinou que a TV Globo depositasse mensalmente em juízo parte do valor total discutido. Desta forma, o Ecad vem fazendo o levantamento e a distribuição dos valores parciais a fim de garantir a remuneração dos titulares.

No último mês de julho, a TV Globo interrompeu os depósitos que realizava, passando a depositar valores em uma nova ação, na qual requereu o depósito de outro valor, aquele que, unilateralmente, entende ser devido ao Ecad. Por conta disso, o Ecad se vê impedido de fazer os levantamentos na nova ação por motivos jurídicos.

A TV Bandeirantes, em decisão recente, se viu obrigada por sentença judicial a pagar 2,5% de seu faturamento. A TV Record realiza o pagamento deste mesmo valor espontaneamente. Se o Ecad vier a ter seu direito reconhecido pela Justiça, no que confiamos, a TV Globo deverá efetuar um pagamento cinco vezes maior do que o que vem sendo depositado judicialmente.

Leia no comunicado oficial do Ecad mais detalhes sobre este assunto: http://tinyurl.com/TVGlobo

 

 

Nesta última semana, a filial da UBC em Minas Gerais completou 10 anos. Foi realizada uma festa no Mercado Central de Belo Horizonte que contou com a presença do presidente da UBC, Fernando Brant, e dos diretores Ronaldo Bastos e Marisa Gandelman. O clima da festa estava excelente e muitos associados mineiros (e alguns do Espírito Santo) vieram comemorar consoco, entre eles Aline Calixto, Geraldo Vianna, Márcio Borges, Chico Amaral, Marku Ribas, Podé Nastácia, entre tantos outros.

Confira as fotos desta comemoração aqui.

 

 

Faltam apenas 8 dias para a Feira Música Brasil 2010. A aguardada FMB realizará sua 3a edição em Belo Horizonte, do dia 8 ao 12 de dezembro.

O evento contará com shows, palestras, debates, encontros de negócios e muita música.

Não percam !

http://www.feiramusicabrasil.com.br/

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail comunicacao@ubc.org.br ao seu catálogo de endereços.

A UBC respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos comunicados,
envie um e-mail informando para comunicacao@ubc.org.br.

© Todos os direitos reservados.