Se você não conseguir visualizar esta mensagem, clique aqui.

 

04 de março de 2011  

Já saiu a nova edição da Revista UBC. Na capa deste mês Fernanda Takai e John Ulhoa do Pato Fu falam sobre "Música de Brinquedo", seu disco mais recente gravado só com instrumentos de brinquedos. Além da brincadeira de adulto, o casal, que representa um dos maiores nomes independentes do país, também lança suas idéias sobre o atual mercado de música e os planos para o futuro.

Jingles, soundbranding e audiologo são alguns dos novos termos que fazem parte de um mercado alternativo cheio de possibilidades para o autor explorar sua obra. É a identidade musical das marcas, que pode ser desde um jingle publicitário a uma seleção de músicas para compor a trilha sonora que tocará em uma loja. Especialistas no assunto falam sobre suas experiências e as demandas na área, que adquire uma importância cada vez maior.

Esta edição também apresenta um panorama da música regional gaúcha e um perfil completo do cantor, compositor e produtor musical Kassin, que acumula no currículo parcerias com Adriana Calcanhotto, Marcelo Camelo e Jorge Mautner.

Confira a revista aqui


 

As incrições para o I Concurso Nacional de Monografias, Dissertações e Teses sobre Direito Autoral Musical, organizado pela UBC para estimular a pesquisa, a produção intelectual e o desenvolvimento do Direito Autoral no Brasil, foram prorrogadas por mais 45 dias. Universitários, profissionais do mercado de música, mestres e doutores podem participar do concurso, serão distribuidos prêmios em dinheiro para os três melhores trabalhos.

Confira o regulamento e completo e faça sua inscrição no site até o dia 14 de abril www.ubc.org.br/concurso

A sociedade americana de gestão coletiva, BMI, anunciou na semana passada que a partir de julho deste ano começará a repassar royalties de performances ao vivo feitas em todas as casas de show, independente do tamanho. Esta medida tornou-se possível a partir da introdução de um serviço online chamado BMI Live que já está em funcionamento.

O método anterior de distribuição de shows da BMI consistia em criar uma base de dados dos 300 maiores shows do trimestre no território americano, para os quais era solicitado o envio do repertório de obras executadas. A partir daí, e com base no valor arrecadado de cada evento, era calculado o valor a ser distribuído para as obras executadas nestes 300 shows.

Este novo método permitirá agora que shows menores também sejam beneficiados. Portanto, não deixe informar shows onde suas obras são executadas no território americano através da ferramente "Informe seu show" disponível no site da UBC para que a cobrança dos direitos autorais seja feita.

 

 

Belo Horizonte, cidade que há pouco tempo sediou uma edição da Feira Música Brasil, vai receber entre os dias 25 e 27 de março a MusiMinas 2011, mais um espaço para a troca de informações e realização de negócios entre profissionais do mercado de música.

A programação inclui palestras e workshops para o grande público, o ingresso cobrado será 1kg de alimento não perecível. Maiores informações e a programação completa estão disponíveis no site www.musiminas.com.br

 

A poucos dias do carnaval, começou na quarta-feira no Rio de Janeiro o Rio Music Conference, a terceira edição de um dos maiores eventos de música eletrônica do país. Este ano, a expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo evento que acontece até a próxima terça-feira (08/03), mas Guilherme Borges, um dos organizadores garante que não haverá concorrência com o carnaval: "A música eletrônica não é mais um genêro. Qualquer tipo de música pode ser produzida dessa forma. Hoje em dia, 90% da música produzida no mundo é eletrônica".

Além dos shows de vários djs como FatBoy Slim, Bob Sinclair e o brasileiro Memê, profissionais e empresários do mercado de música eletrônica de todo o país e também do exterior estarão reunidos no evento para trocar informações e realizar negócios. Os primeiros dias do evento serão dedicados aos workshops, palestras e uma feira de negócios com acesso gratuito ao público. Mais de 800 empresas e executivos participam do evento para também apresentar lançamentos e novidades dessa indústria, para participar, basta fazer um credenciamento prévio no site www.riomusicconference.com.br

Fonte: Assessoria RMC

 

Leia no blog Direito de Autor uma carta aberta escrita por Marisa Gandelman, diretora executiva da UBC, enviada ao Jornal O Globo, acerca dos recentes embates enfretados pelo Ministério da Cultura desde a posse da nova ministra Ana de Hollanda.

"Alguns jornalistas tomaram partido de forma superficial, abraçaram uma discussão pequena que se resume a apresentar de um lado o grupo dos que estão a favor e de outro o grupo dos que são contra. Ficou faltando os jornalistas explicarem contra ou a favor de que e por que. Como pode um assunto de tanta complexidade ser entendido de forma tão reduzida?", afirma no texto que pode ser lido na íntegra aqui.

 

 

Ficam os sócios da União Brasileira de Compositores - UBC - convocados para a Assembleia Geral Ordinária que será realizada no próximo dia 17 de março de 2011, no Auditório Paulo Tapajós, no 5º andar da sede social, na Rua Visconde de Inhaúma, nº 107 - Centro - RJ, às treze horas em primeira convocação e às quatorze horas em segunda e última convocação, com qualquer número, em obediência aos artigos 20, parágrafo 1º, 21, 22 letra a) e 26 do Estatuto, com a seguinte Ordem do Dia:

1) Aprovação da ata da reunião anterior;
2) Discussão e julgamento do Relatório da Diretoria e do
Balanço do exercício de 2010.

Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2011
José Antonio Perdomo
Diretor Superintendente
EDIÇÕES MUSICAIS TAPAJÓS LTDA.

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail comunicacao@ubc.org.br ao seu catálogo de endereços.

A UBC respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos comunicados,
envie um e-mail informando para comunicacao@ubc.org.br.

© Todos os direitos reservados.