Se você não conseguir visualizar esta mensagem, clique aqui.

 

01 de julho de 2011  

Acaba de ser publicado o Relatório Anual 2010. Esta é uma publicação anual da União Brasileira de Compositores que tem a finalidade de apresentar os principais resultados da empresa de forma direta e concisa.

O relatório apresenta os resultados financeiros da associação e relata o que influenciou diretamente no desenvolvimento da empresa durante o ano de 2010. Há ainda informações importantes sobre as ações de comunicação, sobre os associados, funcionários e filiais. Em palavras e números, o Relatório Anual da UBC resume a atuação e o crescimento da mais tradicional associação brasileira de compositores em um ano de mudanças e conquistas.

"A UBC está aí mesmo sempre a apoiar os criadores, a buscar as soluções necessárias para que nosso trabalho seja devidamente reconhecido e agilmente recompensado. Sinto-me em casa na UBC." Jaques Morelenbaum, maestro e associado.

Leia aqui o Relatório Anual na íntegra.


Em junho passado foi realizada a primeira distribuição do valor arrecadado do canal Youtube, referente ao pagamento de direitos autorais das obras musicais inseridas nos vídeos acessados no Brasil. .

No ano passado, O Ecad e o Google (proprietário do Youtube) firmaram acordo que previa o pagamento destes direitos autorais. Ficou estabelecido que o valor seria baseado em um percentual sobre o faturamento da operação do site no Brasil. Sendo assim, o valor gerado foi de R$126.049,54 referente ao período de julho a dezembro de 2010.

As regras para a distribuição desta verba foram divulgadas em recente comunicado do Ecad. Leia-o aqui na íntegra.

 

 

O Ecad está promovendo o encontro “Entendendo o Direito Autoral” organizado por sua Comissão de Artistas.

O evento será uma boa oportunidade para tirar dúvidas sobre os critérios e as regras de distribuição e arrecadação de direitos autorais de execução pública de música adotados pelo Ecad e associações, além de conhecer como a inovação tecnológica contribui para esse trabalho.

Estão planejados encontros em diferentes cidades, mas o primeiro, ocorrerá no Rio de Janeiro no dia 19 de julho de 10h às 18h.

A participação é gratuita, mas os lugares são limitados, portanto não deixe de confirmar sua presença o quanto antes. Para confirmar sua presença, o associado deve escrever para o e-mail comunicacao@ubc.org.br, ou entrar em contato com o Setor de comunicação pelo telefone (021) 2223-3233, até o dia 12/07 às 12:00.

Clique aqui para visualizar o convite para o evento.

 

 

No último dia 22 de junho a nossa União Brasileira de Compositores completou 69 anos!

Motivados pela causa de reunir os autores em uma única associação que pudesse administrar coletivamente suas obras, autores, editores e compositores inauguraram no dia 22 de junho de 1942 a União Brasileira de Compositores, que teve como seu primeiro presidente Ary Barroso. .

Este foi o ponto de partida para quase sete décadas de trabalho realizado pela UBC em prol dos direitos autorais. É importante lembrar o passado e comemorar as vitórias para rechear o presente de orgulho e prazer em continuar nesta importante luta.

Você pode conhecer mais sobre a história da União através do nosso site. Parabéns, UBC!

 

 

No próximo dia 6 de julho serão anunciados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em uma grande festa, os vencedores do 22o Prêmio da Música Brasileira.

A premiação foi lançada em 1987 com o objetivo de incentivar a descoberta de talentos. É considerada uma das mais importantes da música brasileira e premia artistas novos e consagrados celebrando a música nacional: a cada ano, um artista brasileiro é homenageado. Este ano, o escolhido foi Noel Rosa.

Para esta homenagem, criou uma inédita turnê itinerante nesta edição. A turnê passará por seis cidades de diferentes estados com a presença de grandes artistas como Zélia Duncan e Sandra de Sá, além da participação de músicos locais. Todos interpretando canções compostas por Noel.

Para ver a lista de indicados e mais informações acesse www.premiodemusica.com.br.

 

 

Rodrigo Moraes, advogado especializado em propriedade intelectual, escreveu um artigo no portal Caramurê (www.caramure.com.br) sobre o não pagamento de direitos autorais em festas juninas. Ele questiona o argumento de "promoção da cultura" sustentado pelas prefeituras que não pagam direitos autorais nos festejos juninos.

"Ora, que 'cultura' é essa que exclui criadores intelectuais? Que 'cultura' é essa que dá cachês milionários para intérpretes famosos (utilizando-se de nebulosas inexigibilidades de licitação) e calotes indecorosos em inúmeros compositores desconhecidos do grande público?"

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail comunicacao@ubc.org.br ao seu catálogo de endereços.

A UBC respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos comunicados,
envie um e-mail informando para comunicacao@ubc.org.br.

© Todos os direitos reservados.