Se você não conseguir visualizar esta mensagem, clique aqui.
02 de fevereiro de 2012    
 
        
UBC comemora 70 anos em 2012

A mais antiga associação de compositores do Brasil, a União Brasileira de Compositores celebra seus 70 anos em 2012. Para marcar este ano de celebração, a UBC lança uma logomarca comemorativa.

Em 1938, nomes ilustres da música brasileira, como Ataulpho Alves, Mário Lago, Braguinha, Oswaldo Santiago, Radamés Gnatalli, entre outros decidiram fundar uma associação para defender os direitos dos criadores de músicas. Até aquele momento a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, a SBAT, administrava os direitos autorais de música, além dos de teatro. Este grupo formou então a primeira associação de compositores do país, a ABCA - Associação Brasileira de Compositores e Autores. Porém, alguns permaneceram no departamento musical da SBAT. Com duas associações exercendo a mesma função frente aos usuários de música, muitos problemas surgiram e a necessidade de reunir todos os compositores em uma mesma associação ficou evidente. Motivados pela causa da união da classe, esses compositores reunidos inauguraram no dia 22 de junho de 1942 a União Brasileira de Compositores.

Temos orgulho e alegria em completar sete décadas de muito trabalho e luta pela remuneração justa dos autores e pela preservação da propriedade intelectual. Celebre conosco esta importante data e fique ligado em nossas mídias sociais e em nosso site para acompanhar as comemorações. Ao longo de 2012, postaremos curiosidades e fatos marcantes desta história.

Viva os compositores brasileiros !
www.twitter.com/UBCMusic
www.facebook.com/UBCMusica

 
 
A Música Brasileira comemorou em Janeiro

Janeiro foi mês de muitas comemorações para a música brasileira. No dia 15, foi comemorado o Dia Mundial do Compositor. Já no dia 25, tivemos o dia da Bossa Nova e aniversário de Tom Jobim, que completaria 85 anos este ano. Não é uma simples coincidência, em 2009, a data de nascimento de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi escolhida para representar o movimento musical no decreto da data comemorativa.

A Bossa Nova surgiu no fim dos anos 50 e hoje é um dos ritmos brasileiros mais reconhecidos mundialmente.

Viva a Bossa Nova! Viva Tom Jobim e os compositores do mundo inteiro!

        
Distribuição de Carnaval

Nesta época do ano, surgem muitas dúvidas sobre a arrecadação e distribuição dos rendimentos de direitos autorais provenientes de eventos e blocos de carnaval. Para que as obras musicais que são típicas deste período, recebam uma remuneração justa, o escritório de arrecadação criou a rubrica de distribuição de Carnaval.

A distribuição é indireta especial, ou seja, é criado um rol específico baseado nas músicas captadas somente nos eventos carnavalescos. O montante arrecadado nestes eventos é distribuído com base na amostragem de 50.000 fonogramas executados no período de carnaval. A distribuição ocorre no mês de maio posterior a captação. Já os espetáculos e shows, como micaretas, por exemplo, serão distribuídos diretamente mesmo acontecidos durante os festejos de carnaval, ou seja, os valores pagos pelo show serão distribuídos para as obras executadas na ocasião. O período de distribuição dos shows é em até 60 dias após a liberação do evento, ou seja, após o pagamento ao Ecad e entrega do roteiro de obras executadas.

É importante saber que o autor só recebe se o evento que tocar sua música for adimplente e sua música entrar no rol da amostragem feita no período de captação.

Lembrando que no mês de fevereiro são distribuídos os valores de músico acompanhante, período de captação julho a setembro de 2011, e TV por assinatura, de janeiro a junho de 2011. Clique aqui e confira o calendário completo de distribuição em nosso site.

 
 
        

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail comunicacao@ubc.org.br ao seu catálogo de endereços.

A UBC respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos comunicados,
envie um e-mail informando para comunicacao@ubc.org.br.

© Todos os direitos reservados.