Se você não conseguir visualizar esta mensagem, clique aqui.
11 de outubro de 2013    
 
Tutorial para registro de fonogramas

Para auxiliar nossos titulares no registro de seus fonogramas, produzimos um vídeo tutorial que demonstra passo a passo como gerar os códigos ISRCs.

O ISRC - International Organization for Standardization é um código ISO que tem o objetivo de identificar de uma forma única no mundo as gravações sonoras e de vídeo. Para gerar este código, os produtores fonográficos utilizam um software chamado SISRC.

Este registro é de responsabilidade do produtor fonográfico, que é a pessoa (física ou jurídica) que toma a iniciativa e tem a responsabilidade econômica da primeira fixação do fonograma. Participam do fonograma os intérpretes, os músicos acompanhantes e os produtores fonográficos.

Clique aqui e acesse o vídeo tutorial do ISRC.

 
 
Artistas da UBC concorrem ao Grammy Latino

Já foi dada a largada para o 14º Annual Latin Grammy Awards, premiação da Academia Latina de Gravação. Catorze artistas da UBC foram indicados em diferentes categorias: Biquini Cavadão, Clarice Falcão, Djavan, Ed Motta, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Gonzagão, Hamilton de Holanda, Jorge Vercillo, Jota Quest, Maria Rita, Moreno Veloso, Natiruts e Skank.

A premiação acontece dia 21 de novembro e será transmitida ao vivo nos Estados Unidos a partir das 20h (local, 23h em Brasília) no centro de eventos do hotel e cassino Mandalay Bay, de Las Vegas.

Clique aqui e veja em nosso site a lista completa de associados indicados e as categorias nas quais concorrem.

Acesse o site oficial do evento e saiba mais:

http://www.latingrammy.com/pt

 
 
7 de outubro, Dia do Compositor

Na última segunda-feira, 7 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional do Compositor. Milhares de pessoas interagiram com a publicação especial em nossa página no Facebook (veja aqui) e aproveitaram para homenagear seus compositores preferidos.

Em 1983, a instituição da data comemorativa foi matéria do projeto de lei 581/1983, que acabou sendo arquivado, na qual dizia: "estamos propondo (...) a instituição do ‘Dia do Compositor’, consagrando a data já tradicionalmente aceita de sete de outubro". O texto do projeto, também relata que foi Herivelto Martins, compositor e um dos fundadores da UBC, quem propôs a data. O compositor realizava esta comemoração no Rio de Janeiro desde 7 de outubro de 1948.

Uma das comemorações com Herivelto está registrada na página 70 do nosso livro "UBC 70 Anos - O Autor Existe" ao lado de Dorival Caymmi, Cristóvão Alencar, Mário Rossi, Newton Teixeira e Joracy Camargo.


 
 
Competições do Midem 2014

O Brasil estará em destaque no Midem 2014, maior encontro mundial de empreendedores ligados à indústria da música, que acontecerá de 1 a 4 de fevereiro de 2014 em Cannes na França. Esta edição contará com um pavilhão exclusivo sobre o Brasil, além de um festival dedicado à música brasileira.

Diversas competições do evento já estão com as inscrições abertas. Na competição Play Midem Live 2014, duas bandas irão receber como prêmio um showcase no Midem Festival, credenciais para o Midem 2014 e uma bolsa de US$ 1.000 para ser usada na viagem.

As inscrições para a Play Midem Live 2014 devem ser feitas pelo site Sonicbids. Clique aqui.

Veja outras competições:
Para novos negócios: http://www.midem.com/en/forms/midemlab-submission-form/
Para as agências de publicidade: http://www.midem.com/forms/midem-marketing-competition-form/

 
 

Com o objetivo de fomentar a criação artística e o desenvolvimento das indústrias culturais, as obras musicais são protegidas por direitos autorais desde o momento de sua criação. A lei de direitos autorais brasileira vigente é a 9.610/98. Desta forma, você tem direito a uma remuneração econômica pelo uso de sua música, ou seja, pode cobrar por isso. Através da afiliação à UBC, o titular de direito autoral entrega um mandato para que esta cobrança seja feita coletivamente pela associação.

Por força de lei, as associações de gestão coletiva de direitos autorais devem manter um escritório central e único para a arrecadação de direitos autorais de execução pública musical. Este escritório é o Ecad, que é constituído por nove associações, entre elas, a UBC.

Quem Paga?
Quem utiliza música através da execução pública: emissoras de TV, empresas de radiodifusão, telefonia celular, sites da internet, produtores de shows, organizadores de festas e eventos, proprietários de bares, restaurantes e hotéis, salas de cinema, entre outros.

Qual é o preço?
Os valores a serem pagos são calculados de acordo com os critérios definidos no Regulamento de Arrecadação desenvolvido pelos próprios titulares de direito autoral através de suas associações de gestão coletiva. Existem diversos fatores que influenciam no preço cobrado que podem ser mais bem entendidos acessando o Guia do Associado:

Clique aqui e acesse a área de Arrecadação do seu Guia do Associado.

 
 
        
 
 
 
 
Clique aqui e leia as newsletters anteriores
 
 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail comunicacao@ubc.org.br ao seu catálogo de endereços.

A UBC respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos comunicados,
envie um e-mail informando para comunicacao@ubc.org.br.

© Todos os direitos reservados.