Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Última chance: UBC estreia curso de direitos autorais esta segunda
Publicado em 14/09/2018

Imagem da notícia

“Copyright: História, Cultura, Indústria”, criado por Marisa Gandelman no âmbito da Cisac University, faz um passeio detalhado por conceitos-chave para a compreensão da indústria criativa; a inscrição é gratuita

Do Rio

Entra no ar esta segunda-feira (17) a última rodada do curso on-line “Copyright: História, Cultura, Indústria”. Criado pela educadora Marisa Gandelman para a Cisac University, o braço educativo da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac), o material é multimídia e faz um detalhado passeio por séculos de desenvolvimento daquilo que, no século XXI, convencionou-se chamar de indústria criativa. A UBC patrocina as versões em português e espanhol — que são as terceiras, revisadas a cada nova entrega. Há também uma versão em inglês. Todas elas têm inscrições e participação gratuitas.

Como nas rodadas anteriores, espera-se grande interesse de alunos no Brasil e em Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Índia e diversas outras nações com importantes comunidades lusófonas. Você pode clicar aqui para inscrever-se na versão em português (aqui para espanhol ou aqui para inglês). O ritmo de avanço nos módulos, previstos para durar quatro semanas, é ditado por cada um, e o pacote inclui quizzes, linhas do tempo, vídeos, artigos e fartos espaços para análises e comentários. O curso está hospedado na plataforma britânica de educação à distância FutureLearn. 

"Um dos principais pilares da nova UBC é a formação, a contribuição para a educação do mercado e de novos profissionais e pensamentos. Um curso aberto, on-line e de massa é uma ferramenta perfeita, contemporânea, inclusiva, local e global. Nossos investimento e envolvimento nos cursos em português e espanhol reafirmam nossa identidade latina e nosso compromisso de uma gestão coletiva realmente de todos e para todos", afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.

Marisa Gandelman, a educadora responsável, é advogada especialista em direitos autorais, professora e ex-diretora-executiva da UBC. Ela começa as lições explicando o panorama da invenção da imprensa por Gutenberg e como isso teve um impacto fundamental no surgimento do conceito de copyright. As lutas dos autores por visibilidade e voz no século XVIII, a criação de leis de copyright e direitos autorais, as convenções internacionais que ajudaram a harmonizar as legislações nacionais, o surgimento da indústria criativa e os desafios da era digital no século XXI também ilustram o material altamente interativo. 

LEIA MAIS: UBC promove série de oficinas sobre música em audiovisual

VEJA MAIS: Série de vídeos da UBC ensina o beabá do mundo da gestão coletiva de direitos autorais

Ao final do curso, se quiser se submeter a uma prova on-line e, assim, ter a chance de conseguir um certificado de participação chancelado pela Cisac University — e que agrega valor ao currículo de profissionais da área cultural —, é possível fazer um upgrade pago. 

“Foi uma satisfação total poder concluir o curso mais enriquecido e mais empolgado ainda com o tema. Muitas coisas foram esclarecidas, foi maravilhoso saber a história da luta dos autores. Sempre tive dúvida sobre a diferença entre copyright e direito de autor, e foi ótimo saber que, através dos tratados internacionais, eles hoje se combinam. Agora me parece mais tranquilo o caminho para o ajuste dos direitos nesta era do conteúdo digital”, disse um dos alunos de uma versão anterior, o DJ e MC paulistano Djose. 

Como ele, Manuel Taborda, produtor cultural e figura de destaque no carnaval da Guiné-Bissau, elogiou a forma como os conteúdos foram apresentados: “Bem resumido, (tive uma) melhor compreensão. Parabéns, fiquei muito satisfeito em aprender esta matéria para o meu uso profissional e entusiasmado cada vez mais sobre a beleza da matéria em direitos de autor.”

Nas nossas redes sociais (TwitterFacebookInstagram e LinkedIn), acompanhe mais notícias e atualizações sobre o curso.

 

Clique aqui e se inscrevahttps://www.futurelearn.com/admin/courses/exploring-copyright-pt/4

 

 


 

 



Voltar