Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Tudo (quase) pronto para o Prêmio UBC 2018
Publicado em 08/10/2018

Imagem da notícia

Casa UBC recebe os últimos preparativos para a grande festa a Erasmo Carlos, que terá ainda a estreia de uma nova homenagem, o Troféu Fernando Brant, dado ao advogado João Carlos Müller por sua destacada atuação em defesa dos direitos autorais

Do Rio

A Casa UBC, nosso espaço de eventos e exposições no Rio, está tomada pelos últimos preparativos para a grande noite anual de celebração ao criador musical. Nesta terça-feira (9) será entregue o Prêmio UBC 2018 a Erasmo Carlos pelo conjunto de sua rica obra, com festa e shows que reunirão artistas de estilos, origens e estéticas completamente diferentes, todos juntos e misturados para exaltar o cancioneiro do Tremendão. 

A curadoria musical é de Zé Ricardo, produtor e responsável pelo Palco Sunset do Rock in Rio, que convidou um time de estrelas de diversas partes do país para reinterpretar hits de Erasmo. Grandes nomes da indústria musical vão passar por lá, e você também poderá conferir pelas nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) tudo o que acontecer durante essa noite especial que marca o calendário anual da música desde o ano passado, quando Gilberto Gil foi o premiado.

Ao longo do mês de outubro, a UBC promove uma série de ações para destacar quem faz a música, figura central do último domingo (7), o Dia do Compositor Brasileiro. Reunidas no tema #porquemcompõe, publicações em nossas redes sociais incluem um farto material multimídia sobre a importância de quem dá origem a toda a nossa indústria. 

LEIA MAIS: UBC lança iniciativa para homenagear o criador musical

Além dos shows e dos brindes a Erasmo Carlos, estreará durante a festa desta terça-feira uma nova premiação, o Troféu Fernando Brant, feliz coincidência com o aniversário de nascimento do compositor e ex-presidente da UBC que o nomeia. Pensada para homenagear, anualmente, uma figura de destaque na luta pela consolidação dos direitos autorais — como o foi o próprio Brant —, a distinção tem como primeiro vencedor João Carlos Müller. 

João Carlos Müller. Foto: arquivo pessoal

Advogado especialista no mercado musical com atuação em inúmeras gravadoras e entidades do setor, Müller, de 78 anos, teve papel importante na elaboração do texto da lei de direitos autorais 9.610, de 1998. Também ajudou a conseguir a extensão dos direitos autorais a produtores fonográficos e outros titulares de direitos conexos e, em 1980, a tipificação da pirataria musical como crime. Como assessor técnico da delegação brasileira, Müller atuou na elaboração do documento final da Convenção de Genebra, de 1971, que estabeleceu medidas de proteção aos produtores de fonogramas contra reproduções não-autorizadas. Em sua passagem pelas gravadoras, foi responsável por driblar a censura da ditadura militar e liberar canções de grandes compositores, como Chico Buarque.

Ainda esta semana, aqui pelo site, e também na próxima edição da Revista UBC, saiba tudo o que aconteceu durante a entrega do Prêmio UBC e do Troféu Fernando Brant 2018. 


 

 



Voltar