No

cias

Notícias

Rio2C anuncia novidades da edição 2019
Publicado em: 02/04/2019

Imagem da notícia

Atrações de peso, mais sessões de pitching, conferências e palestras e uma participação expandida da UBC marcarão a feira, em abril, no Rio; veja como garantir seu ingresso com desconto

Do Rio

Ainda mais conferências, oficinas, palestras e sessões de pitching para novos nomes da música, do audiovisual e de startups tecnológicas candidatos a financiamento. A segunda edição do Rio Creative Conference, Rio2C, de 23 a 28 de abril, na Cidade das Artes (Zona Oeste do Rio), tem um desafio claro: tornar o evento que mistura campos da economia criativa e da inovação o maior do seu gênero na América Latina. Na apresentação de algumas das atrações e das novidades do Rio2C, esta terça-feira (19), o criador e diretor principal do evento, Rafael Lazarini, falou das expectativas deste ano a partir de um balanço da edição de 2018, que foi, ela mesma, uma ousada expansão de um evento anterior, o Rio Content Market, então dedicado ao audiovisual, sem a participação da música e da inovação.

“O evento foi lindo, superou todas as expectativas e nos trouxe o desafio de fazê-lo maior e melhor este ano. O Rio2C 2019 vem maior, mais completo e mais forte – e num cenário não menos adverso que o do ano passado”, afirmou Lazarini, que destacou o trabalho da curadora, Carla Esmeralda, para o sucesso da feira.

Ele prevê a presença de 422 compradores dos universos musical, audiovisual e da inovação (contra 319 no ano passado), 1.537 rodadas de negócios (contra 1.300) e mais de 700 palestrantes (ante os 492 de 2018). As sessões de pitching musical, que, então, contaram com bandas e artistas solo convidados, tiveram para esta edição 2019 mais de 200 inscritos. Deles, os que efetivamente poderão apresentar seus projetos a potenciais investidores serão conhecidos na próxima segunda-feira (25).

Duas novas sessões de eventos: Lazarini falou sobre novos segmentos no Rio2C. Um deles é o Brainspace, com debates, apresentações de casos e conferências de neurociência e inovação. A curadoria é do neurocientista Stevens Rehen. “O cérebro é onde reside toda a criatividade, onde tudo começa. Então, dentro desse espaço discutiremos questões relativas à neurociência, cérebro e narrativa, cérebro e criatividade, cérebro e música”, justificou o criador do Rio2C, que falou também sobre outro segmento, a Casa das Marcas, nas quais iniciativas do mundo do marketing e da publicidade ganharão destaque. 

Atrações: Alguns dos muitos protagonistas do evento mencionados na apresentação de terça-feira foram o fundador e diretor do megafestival e feira de música South By Southwest (SXSW), Louis Black, a documentarista americana Betsy West, os criadores e produtores da série britânica “Black Mirror”, Charlie Brooker e Annabel Jones, o cientista Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro (UFRN), o publicitário e produtor brasileiro PJ Pereira e o também brasileiro Heitor TP. Compositor associado da UBC, TP é responsável ou corresponsável por trilhas sonoras de diversos sucessos de Hollywood, como “Minions”, “Meu Malvado Favorito 2”, “The Smurfs”, “Melhor é Impossível”, “Gladiador” e “Madagascar”. 

Festivalia: O final de semana será, outra vez, dedicado aos shows, mas num formato ainda maior e mais amplo, com foco no público jovem e universitário. O segmento Festivalia, com curadoria de Zé Ricardo, também associado da UBC, terá a participação de diversos festivais de música do Brasil, que enviarão algumas de suas atrações para uma espécie de “festival dos festivais”, na definição de Lazarini. 

Mais UBC: Nossa associação também amplia sua participação no Rio2C e, nesta edição, estará por trás de dois eventos. No dia 24 de abril, às 17h30, no Lounge Audiovisual, Márcio Ferreira, gerente do núcleo de TV da UBC, falará sobre a importância do cue-sheet, o documento que contém informações sobre as músicas usadas em séries, filmes, novelas etc, e os rendimentos dos direitos autorais de música relacionados ao seu uso em produções audiovisuais. Será durante a conferência “O cue-sheet e as oportunidades da música para produtores audiovisuais”. 

Já no dia 25, às 17h30, no Lounge Música, Elisa Eisenlohr, gerente de comunicação e marketing da UBC, apresentará um inovador projeto desenvolvido por nossa associação para acelerar carreiras na música. Em breve você conhecerá tudo sobre ele. 

“O Rio2C é um presente para o Rio de Janeiro. Um projeto ambicioso, comprometido com inovação e com olhar para a frente, de sinergia entre todas as manifestações criativas, inclusivo e abrangente. Já na primeira edição, disse a que veio, e a expectativa agora são sua consolidação e consagração crescentes”, descreveu Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC. “Para a UBC, participar e ser agente deste evento transformador faz parte de um compromisso nosso de empreender e compreender toda a vertiginosidade de tantas mudanças simultâneas. Um olhar para a frente permanente.”

Associado tem desconto: Para incentivar nossos associados a participarem do Rio2C, garantimos desconto de 15% na inscrição. Antes de realizar sua compra de ingressos para o evento, envie um e-mail para ‘comunicacao@ubc.org.br’ com o assunto ‘RIO2C – UBC’, informando seu CPF ou CNPJ e seu nome completo. Aguarde nossa resposta e, só depois, inicie sua compra. Nossos associados também tem 50% desconto no Festivália, o festival de música do Rio2C: 

UBCBA43B856D - dia 27/4 - (somente os 100 primeiros)
UBCB68A0BB6E - dia 28/4 - (somente os 100 primeiros)

LEIA MAIS: Relembre grandes momentos da edição do ano passado em vídeos exclusivos da UBC
 


 

 



Voltar