Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC apresenta Relatório Anual 2018
Publicado em 27/05/2019

Imagem da notícia

Audiovisual e digital garantem um bom ano para a nossa associação, apesar das persistentes condições adversas na política e na economia

Do Rio

Num ano de incertezas políticas e economia oscilante, a UBC manteve sua estabilidade e apresentou bons resultados de arrecadação e distribuição. É o que revelam os dados do Relatório Anual 2018, apresentado oficialmente ao mercado nesta segunda-feira (27). Alguns segmentos de arrecadação, como Cinema (alta de 504% em relação a 2017), refletem os importantes acordos celebrados, por exemplo, com a Abraplex, a associação que reúne as principais redes de cinemas multiplex nacionais. Outros acordos foram firmados com Amazon Video, Facebook, Google Play Music e Tim Music by Deezer, dando um bom gás ao segmento digital, cujo crescimento foi de 49% em 12 meses. 

Em termos de valores distribuídos, o biênio 2017-2018 teve crescimento de 62% em relação a 2015-2016. E, só no ano passado, foram entregues R$ 524,3 milhões a mais de 186 mil titulares nacionais e estrangeiros, sendo que a base de associados da UBC superou os 29 mil, alta de 14% em relação a 2017. 

No Ecad como um todo, foi arrecadado R$ 1,105 bilhão, e a UBC respondeu por 57% de tudo o que o escritório central distribuiu, o que reitera nossa hegemonia entre as sociedades de gestão coletiva de direitos autorais musicais no país. 

Mais uma vez, os segmentos de televisão (aberta e paga) e rádio, com 53,7% do total distribuído, mostraram a sua força.

Mas nem só por números e cifras se caracterizou 2018 para a UBC. Com apostas cada vez mais avançadas no desenvolvimento das carreiras dos seus associados, nós lançamos ferramentas como o Cadastro de Fonograma Online, através do Portal do Associado; estreamos cursos como “Copyright: História, Cultura, Indústria”, em associação com a portuguesa SPA e com versões em castelhano e português; publicamos mais uma versão do relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, detalhando a participação feminina no mercado musical e apontando para caminhos que levem a mais igualdade de gênero; e realizamos, em parceria com a australiana APRA, a primeira edição sul-americana do famoso acampamento de criação SongHubs, em São Paulo.

“Esses dados todos são a fotografia de outro ano desafiador, mas positivo, com resultados concretos e dimensionados principalmente nas áreas digital e do audiovisual”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, que promete um mergulho intensificado no desenvolvimento de carreira dos nossos filiados, traduzido, por exemplo, no recém-lançado Projeto Impulso

“Serviço, formação, informação e tecnologia. São estes os pilares da nova UBC, que continua a crescer com a ambição responsável de valorizar cada titular por sua particularidade e suas potencialidades. As pessoas importam mais que as ferramentas, e a nossa imersão na tecnologia leva em consideração essa verdade”, conclui Castello Branco.

LEIA MAIS: Na página especial do relatório, você pode conferir todos os números, incluindo os informes contábeis detalhados, em português, espanhol e inglês. 


 

 



Voltar