Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Constelação da UBC em Garanhuns
Publicado em 19/07/2019

Imagem da notícia

Um dos maiores festivais do Nordeste brasileiro tem início com notável presença dos nossos associados entre as atrações principais de cada noite, tributos a grandes nomes da música popular e mais de 500 atrações ao longo de dez dias 

Por Bruno Albertim, de Garanhuns (PE)

Foto de Alexandre Sant'Anna

Marcado pela releitura densa de “O Fole Roncou”, clássico de Luiz Gonzaga, o show de “O Ouro do Pó da Estrada”, 38º e mais novo disco de carreira de Elba Ramalho (foto), é um dos destaques da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, iniciado ontem, quinta-feira (18). A apresentação, gratuita, será logo mais, nesta sexta (19), na praça principal do município do Agreste pernambucano que, há quase 30 anos, sedia um dos maiores festivais públicos de cultura do país.

“Garanhuns é uma referência e um exemplo de festival para a aproximação dos artistas, novos e veteranos, com as plateias: aberto, público. Depois de São Paulo, é aqui que apresento pela primeira vez o meu show. Uma grande alegria para gente de tantas regiões vizinhas que talvez não o vissem além do Recife”, disse Elba à UBC.

Até 27 de julho, mais de 500 atrações se distribuirão por cerca de 21 polos em várias linguagens, como música, teatro, artes visuais, circo, gastronomia, moda, design, cultura e artesanato. 

Na programação, há uma forte presença de artistas da UBC: além de Elba, Otto, Zélia Duncan, Lenine, Karina Buhr, Maria Rita, João Bosco, Silvério Pessoa, Céu, Maciel Salu, Mariana Aydar, Letrux, Maciel Melo, Amaro Freitas, Jards Macalé, Toni Garrido, Fafá de Belém, Mundo Livre S/A e muitos outros ocuparão o palco e outros do Centro da cidade. Mas há diversos outros cenários espalhados por Garanhuns, e, entre os associados que tocarão neles estão Tuyo, Jonathan Ferr, Juliano Holanda, Lara Klaus, Luizinho Calixto, MV Bill e a banda Mulamba, participante do Projeto Impulso, da UBC. 

O show da Mulamba será no dia 27 e, no mesmo dia, as meninas farão uma invasão do Instagram da UBC, para transmitir os preparativos da sua apresentação. Fique ligado!

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Todas as atrações são gratuitas. 

Em anos recentes, estrelas como Gal Costa e Ney Matogrosso trouxeram a Garanhuns os shows de suas mais novas turnês. Este ano, a única grande estreia do festival é o show de Elba, estruturado num repertório coeso, densamente poético. Composição de nomes que vão de Dominguinhos e Gonzagão a Arnaldo Antunes e Marcelo Janeci reforçam, no espetáculo, as raízes nordestinas da cantora.

Na noite de hoje, sexta-feira (19), vale a pena prestar atenção ao show coletivo em tributo a um ícone da música popular, o pernambucano Biu Roque. Tocarão ali Alessandra Leão, Siba, a Fuloresta do Samba, Caçapa, Renata Rosa e Juliano Holanda. Na mesma noite, acontece outro show coletivo. Em homenagem a Jackson do Pandeiro, reúnem-se Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Lucinha Guerra, Lady Laay, Mari Periférica, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu e Luiza
Fittipaldi.

Na última sexta (26), Jr. Black comanda um show especial em homenagem a  Noriel Vilela, com as participações especiais de Juliano Holanda, Lara Klaus, Issar e Gabi da Pele Preta, entre outros. Outro ponto concorrido é o Som da Rural, polo comandado pelo agitador cultural Roger de Renor com nomes emergentes do pop local e nacional.


 

 



Voltar