Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

10 programas de rádio para emplacar sua música: rap
Publicado em 21/02/2020

Última entrega da série sobre as atrações radiofônicas focadas em gêneros que não sertanejo, funk e pagode traz contatos para enviar material

Por Luciano Matos, de Salvador

O rap é um dos gêneros mais populares no Brasil atualmente, especialmente entre o público mais jovem. Mesmo assim, dificilmente ouvimos canções do estilo e de seus derivados nas rádios brasileiras. Como mostramos na reportagem “Rádio: Hora de Desligar os aparelhos?”, publicada na edição de novembro passado da Revista UBC, o sertanejo, sobretudo, além do funk e do pagode dominam o espaço para novidades. 

Com isso, os espaços de renovação e difusão da cultura hip hop acabam sendo principalmente plataformas de streaming e canais no YouTube, como o do movimento carioca Pineapple Storm, um misto de gravadora, produtora, marca de roupas e importante megafone para novos nomes da cena. 

Há, no entanto, programas de rádio específicos em diferentes cantos do país que igualmente abrem espaço para a imensa produção do rap nacional. É com esse gênero que fechamos a série desta semana sobre atrações radiofônicas que abrem espaço para gêneros alternativos. Confira os contatos e mande seu material.

Nordeste

- EVOLUÇÃO HIP HOP 
Salvador/BA - Educadora FM 107.5
Sábado, às 17h

Há 13 anos no ar, o programa é totalmente dedicado ao rap nacional, priorizando a produção do Norte-Nordeste. Além de tocar muita música, entre novidades e clássicos, tem caráter educativo, informativo e de entretenimento, realizando entrevistas com nomes do rap brasileiro. O Evolução Hip Hop é transmitido para 45 municípios baianos pelo dial e para todo o Brasil e o mundo através do site da rádio.

Produtor e apresentador: Hamilton Oliveira (DJ Branco)

E-mail: cmahiphop007@gmail.com

Blog: http://www.educadora.ba.gov.br/evolucaohiphop

Twitter: http://twitter.com/EvolucaoHipHop

Facebook: http://www.facebook.com/DjBranco007          
http://www.educadora.ba.gov.br/

- ZUMBI

Fortaleza/CE - Universitária FM 107,9

Domingo, das 18h às 20h

Vinculado a rádio da Universidade Federal do Ceará, o programa é dedicado à música produzida no âmbito do hip hop brasileiro, especialmente lançamentos, acolhendo também produções que orbitam pela cultura black. Além da programação musical, também são transmitidas entrevistas com artistas e notícias das culturas de periferia.

Sugestões: zumbi@radiouniversitariafm.com.br

Produção: Thaís Aragão

https://www.radiouniversitariafm.com.br/

- BACANGA É RESISTÊNCIA 

São Luís/MA - Rádio Bacanga FM 106,3

Sábado, das 18h às 20h
Música, debates, entrevistas e muita resistência, esse é o mote do programa. Durante duas horas apresenta novidades e clássicos do rap, mas também de outros estilos ligados à cultura negra, como reggae e maracatu, por exemplo. Tem também entrevistas com personalidades e profissionais ligados à cultura negra e à resistência cultural. No ar pela rádio comunitária Bacanga, tem transmissão em FM.
E-mail: programabacangaeresistencia@gmail.com

facebook.com/BacangaeResistencia/
http://www.radiobacangafm.com/

- IMPÉRIO PERIFÉRICO

Aracaju/SE - Aperipê FM 104,9 FM
Sexta, das 20h às 22h
Há mais de 13 anos no ar, o programa é focado no melhor do rap nacional e sergipano, com muita música, mas também entrevistas e apresentações no estúdio. Além de ter o programa de rádio tem o programa na TV chamado, Periferia. 

https://www.facebook.com/imperioperiferico104.9/
http://www.aperipe.com.br/

Sudeste 

- ESPAÇO RAP
Jundiaí/SP - Rádio 105,1 FM
Todos os dias, das 18h às 23 horas
Dos mais importantes programas de rap do país, está no ar há mais de 20 anos. Inicialmente era um pequeno programete de 15 minutos de duração semanal. Ganhou espaço e audiência e, hoje, é dividido em duas partes, indo ao ar todos os dias da semana, sempre com o melhor do rap nacional. A primeira apresentada por Nuno Mendes, e a segunda, por Fábio Rogério. Vai ao ar nos sábados e domingos, das 18h às 20h com a parte 1 e, das 20h às 23h, com a parte 2. De segunda a sexta, a parte 1 vai das 18h às 19h e, a 2, das 20 às 23h. Tem uma audiência gigantesca, não só na Grande São Paulo, mas também em mais de 250 cidades do interior de São Paulo, sul de Minas e norte do Paraná. Poder ser ouvido também ao vivo pela internet. 
radio105fm.com.br

- BOOGIE IN BRAZA

São Paulo/SP - Rádio Brasil Atual 98,9 FM (grande SP), 93,3 FM (litoral paulista) e 102,7 FM (noroeste paulista)

Quintas das 20h às 22h

Produzido desde 2017, o programa fala de rap nacional e internacional, R&B e todas as vertentes da black music. Muita música, mas também muito papo, recebendo convidados ao vivo no estúdio. Por lá já passaram mais de 200 convidados especiais, como Mano Brown, Edi Rock, KL Jay, Thaide, Dexter, MC Soffia, Rashid, entre muitos outros.

Apresentação: DJ Claytão e Filiph Neo

facebook.com/boogieinbraza
Instragram: @boogieinbraza
http://www.redebrasilatual.com.br/radio

- BLACK SONGS
Mogi das Cruzes/SP - Rádio Transcontinental FM 104,7

Sábado e domingo, das 18h às 21h
A ideia aqui é apresentar a música negra mundial, entre as clássicas e as modernas, passando por rap e hip hop, mas também funk & soul, samba rock e R&B, nacional e internacional.

Apresentação e produção: DJ Luciano
transcontinentalfm.com.br

- HORA RAP

Belo Horizonte/MG - Rádio UFMG Educativa 104,5

Sexta, às 18h

Espaço destinado a apresentar um panorama da diversidade existente no rap, desde músicas dos primórdios do hip hop aos sons atuais. Destina amplo espaço à produção nacional, sobretudo aos produtores e artistas de Minas Gerais, que possui uma das cenas mais proeminentes do gênero. O programa é transmitido ao vivo. Além de tocar muita música, o programa recebe em seu estúdio grupos e artistas mineiros para entrevistas.

Produção e apresentação: Clebin Quirino, Fabiana Santos e Michel Brasil

horarapbh@gmail.com

 facebook.com/horaraoficial/

Twiter @horarapbh

Centro-Oeste

- CULTURA HIP HOP 
Brasília/DF - Cultura FM 100,9
Sábado, das 18h às 20h
Durante duas horas, o programa apresenta uma seleção de músicas e artistas ligados à cultura hip hop, rap e charm.
Produção e apresentação: DJ Chokolaty

rculturafm@gmail.com
www.cultura.df.gov.br

Sul

- A VOZ DO RAP

Curitiba/PR - Rádio Estação Pinheirinho - 98,3 FM

Segunda a sexta, das 18 às 19 horas

Uma das opções para o rap no dial é utilizar as rádio comunitárias. É o caso do A Voz do Rap, que apresenta artistas do rap nacional e recebe convidados para entrevistas ao vivo.

programaavozdorap@gmail.com

http://www.radiosulcuritibafm.com.br/


 

 



Voltar