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Última chance: UBC lança nova rodada de curso gratuito sobre copyright
Publicado em 15/10/2020

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“Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas” mostra detalhes sobre as complexas relações comerciais em setores como a música, o audiovisual e o mundo editorial; inscrições estão abertas

Do Rio

Estreia no próximo dia 26 a nova – e última – rodada do curso online e gratuito “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas”. Depois do sucesso das duas versões anteriores, nas quais quase 3 mil alunos de diversos países se inscreveram para aprofundar, em português e espanhol, seus conhecimentos sobre as complexas relações comerciais da música, do audiovisual, do mundo editorial, das artes visuais e de diversos outros setores da produção cultural, o material está de volta. 

Elaborado originalmente em inglês pela Confederação das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) e publicado na plataforma de educação à distância FutureLearn, o curso tem versão em português patrocinada pela UBC e pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). E responde quem ganha o quê – e por quê – em cada setor, informação fundamental para quem trabalha nesses setores.

“As duas primeiras rodadas tiveram grande engajamento. Houve muita participação em discussões e uma frequente ampliação dos temas, derivando em outros debates. Muito positivo”, descreve a educadora, advogada especialista em copyright e ex-diretora-executiva da UBC Marisa Gandelman, autora dos conteúdos. “Trata-se de um curso 100% online, aberto a todas as pessoas interessadas nos negócios gerados pela criação artística e em como as regras e leis atuam sobre eles. Aprender é um grande estímulo ao crescimento individual. Os cursos online representam uma ótima oportunidade.”

LEIA MAIS: Na plataforma FutureLearn, todos os detalhes sobre os cursos e o link para a inscrição gratuita na versão em português

O acesso a todo o material, composto por vídeos, gráficos, textos, quizzes e outros conteúdos, é gratuito, e os alunos podem fazer um upgrade pago para submeter-se a uma prova final e ter a chance de obter um certificado de participação. O curso conta com a prestigiosa certificação britânica CPD (Continuing Professional Development, ou desenvolvimento professional continuado), que reconhecidamente agrega valor a um currículo.

Já é possível se inscrever, e o material estará disponível a partir do dia 26 de outubro. Nele, o aluno entenderá as relações business-to-business (ou seja, entre participantes do mercado) que se estabelecem entre os donos originais dos copyright – os autores – e aqueles que, através de contratos e sob o marco da lei, são autorizados por eles a explorar comercialmente as obras protegidas por direitos de autor. O uso indistinto das expressões direitos de autor e copyright, aliás, não é gratuito. No curso, elas são empregadas como sinônimas, depois de Marisa explicar suas semelhanças e diferenças e contar as origens de ambos os sistemas: o do copyright, associado à obra em si e surgido no mundo anglo-saxão, e o do direito de autor, tradução da relação personalíssima entre um criador e sua obra e originário da França.

Uma entre as centenas de brasileiros que participaram das rodadas anteriores, Manuela Bujosa, fundadora da Ovo Frito Entretenimento, elogia o material: “Acompanho o trabalho da Marisa há muitos anos e admiro demais a larga experiência dela sobre direitos autorais. Quando soube que ela estava ministrando o curso, não hesitei. O conteúdo certamente é fundamental para qualquer profissional do mercado criativo. Superindico.”

Outro aluno, Dan Torres destacou o nível de detalhe das explicações e dos conceitos apresentados. “Foi muito legal confirmar as coisas que eu achava que já sabia, mas melhor ainda foi descobrir coisas novas. Sei que muitas pessoas não se interessam em saber como funcionam os direitos autorais e, consequentemente, deixam de receber pelo seu trabalho. Este curso certamente vai ajudar a explicar coisas para o iniciante e também para quem já tem experiência no mercado. O curso é montado de uma maneira que lhe permite fazer no seu tempo. A Marisa e os outros participantes estão sempre dispostos a comentar, participar e ajudar com qualquer assunto.”

Não é o primeiro conteúdo do gênero que a UBC, a SPA e a Cisac patrocinam. O curso “Copyright: História, Cultura, Indústria” já havia contado o percurso do copyright desde sua pré-história, com a invenção da imprensa pelo alemão Gutenberg, no século XV, passando por sua institucionalização na Inglaterra do século XVI e pelas lutas dos autores por seus direitos, na França dos séculos XVIII e XIX, até chegar aos nossos dias.


 

 



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