Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Luz no fim do túnel: o novo cenário dos eventos em 2021
Publicado em 06/05/2021

Imagem da notícia

Após um ano de reinvenção e dificuldades, o setor de eventos ganha nova perspectiva com benefícios do online e sanção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) pelo governo

Do Rio

O distanciamento social é uma medida extremamente importante e necessária para conter o avanço da COVID-19. Desde o início da pandemia o setor de eventos sofre drasticamente com a necessidade de reinvenção e adaptação ao novo mundo. Uma pesquisa do Sebrae de abril de 2020, mostra que a pandemia do coronavírus afetou 98% do setor de eventos. Empresários criaram dezenas de alternativas na tentativa de amenizar o impacto no setor: venda antecipada de ingressos, negociação de crédito para uso futuro, planos de assinatura, realização de eventos 100% online, entre outros.

Após um longo período de crise e de dura adaptação ao cenário, há luz no fim do túnel e possibilidade de respiro. Estudos do LinkedIn constatam uma tendência de aumento significativo no número de eventos onlines em 2021 devido ao bom resultado do formato no ano anterior. Além disso, o Governo Federal sancionou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que possibilita a renegociação de dívidas, descontos e créditos.

 

Eventos online continuarão em alta a longo prazo

As reuniões virtuais se transformaram em um produto com maior Retorno Sobre o Investimento (ROI) que eventos presenciais e com grande retorno positivo do público, mesmo com a exaustão causada pelo mundo da internet. A análise “Eventos virtuais: uma nova realidade” acredita que os encontros online irão dobrar em quantidade neste ano. A pesquisa mostra que 85% dos entrevistados realizaram webinars, palestras e eventos similares online. Além disso, 83% dos entrevistados pelo estudo afirmam que continuarão com estes eventos a longo prazo. Aproximadamente 93% acreditam que eles vão acontecer no futuro, 85% tem a perspectiva de organizar eventos híbridos no futuro e 84% mudou seu conceito de “evento de sucesso”. 

Essa conquista do online no mundo dos eventos se deve a dois fatores principais: praticidade e orçamento. Cerca de 90% dos participantes do estudo declararam que empreender na Internet gerou possibilidades que não existem no modelo presencial. Para mais de 79%, o ROI no online foi maior que nos encontros físicos.

Mas os benefícios não se limitam aos produtores de eventos. A repercussão com o público também foi positiva. O LinkedIn afirma que a maioria dos expectadores prefere encontros online devido à segurança contra a COVID-19 e ao barateamento dos eventos. 

 

(Crédito: Reprodução/LinkedIn)

 

Governo Federal autoriza programa emergencial para eventos

Já na forma de legislação, a Câmara dos Deputados e o Senado sancionaram ontem (4) o projeto de lei que dá origem ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A partir da Perse uma série de medidas com o objetivo de recuperar economicamente empresas de eventos, como espaços para shows, feiras de negócios, congressos, casas de espetáculos, buffets, casas noturnas, hotéis, agências de turismo e salas de cinema, serão tomadas. 

A regra geral do programa emergencial é o desconto de até 70% sobre o valor total das dívidas e até 145 meses para pagamento, com exceção de débitos previdenciários, que possuem um limite de 60 meses nas parcelas. Além disso, entre as outras medidas sancionadas estão: possibilidade de renegociação de dívidas tributárias e não tributárias, com inclusão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); destinação de 500 milhões a um bilhão de reais do Fundo Garantidor para Investimento (FGI) para o setor; e 20% do crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O cenário ainda está longe de ser o ideal, mas pode-se considerar que a esperança foi renovada com as perspectivas apresentadas. 


 

 



Voltar