Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Arrecadação global se mantém estável em 2013
Publicado em 28/04/2015

Imagem da notícia A arrecadação global de direitos autorais referentes às obras de cerca de três milhões de compositores do mundo todo se manteve um pouco abaixo dos 8 bilhões de euros em 2013. O número consta do mais novo relatório da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac), divulgado em fevereiro passado e que compila dados de dois anos anteriores. Ao todo, segundo a Cisac, foram arrecadados e distribuídos 7,8 bilhões de euros no mundo, volume que se manteve estável em meio a uma crise econômica que afetou diversas outras atividades.

O Diretor-geral da Cisac, Gadi Oron comemorou a arrecadação: "Em 2013, as sociedades integrantes da Cisac provaram de novo a importância da gestão coletiva. Apesar das condições econômicas desafiadoras em muitos mercados, o total arrecadado ficou estável. Excluindo o impacto do câmbio, o crescimento em euros da ordem de 4,6% (sobre 2012) é encorajador para o futuro da indústria criativa globalmente." O segmento sobre a América Latina e o Caribe foi ainda mais animador. De acordo com o relatório, houve crescimento de 17% na região naquele ano. "Os mercados dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) continuaram a se mostrar muito promissores, saltando 30% sobre o ano anterior", afirmou Oron: "Estes países ainda têm enorme potencial, com meros doze centavos de euro de arrecadação per capita, comparados ao 1,30 euro do mundo como um todo.

O crescimento de arrecadação dos serviços digitais (como streamings) também continuou a apontar para o caminho que a música indubitavelmente seguirá. Embora ainda represente só 5% da arrecadação total, o segmento teve salto de 25% em um ano.

Clique aqui para baixar o relatório completo da Cisac.

Acompanhe notícias internacionais sobre direitos autorais pelas redes sociais da Cisac:
https://twitter.com/CISACNews
https://www.facebook.com/CISACWorldwide
https://www.youtube.com/user/CISACVideo

 

 



Voltar