Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

SBT perde ação em que questionava pagamento de direitos autorais
Publicado em 18/03/2016

Imagem da notícia

Emissora terá que complementar o valor dos pagamentos que faz desde 2006.

A 38ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação movida pela emissora de TV SBT, iniciada em 2006, na qual questionava os critérios adotados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para a cobrança de direitos autorais de execução pública musical. Com a decisão, a emissora terá de pagar 2,5% de seu faturamento com publicidade ao Ecad pelas músicas executadas em sua programação, mesmo critério adotado pelo escritório antes da ação judicial.

De acordo com a sentença, o SBT, que desde o início da ação vinha depositando em juízo os valores que considerava devidos, terá que pagar a diferença entre o que foi depositado e o que foi definido pela justiça.

O pagamento de direitos autorais de execução pública é frequentemente contestado ou negligenciado pelas emissoras de TV aberta. A TV Globo regularizou seu pagamento de direitos autorais em 2013 após quase uma década de disputa judicial com o Ecad, já a Rede TV e a Band encontram-se inadimplentes.

Ainda cabe recurso à decisão.

Clique aqui e saiba mais sobre a arrecadação de direitos autorais.


 

 



Voltar