Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Duo afinado
Publicado em 05/04/2016

Imagem da notícia

Os associados Júlia Vargas e Chico Chico fazem barulho na cena alternativa do Rio em parceria com o produtor Rodrigo Garcia

Por Fabiane Pereira, do Rio / *fotografia Vitor Jorge 

 

Júlia Vargas é cantora, bailarina e percussionista. Chico Chico é compositor, cantor, multi-instrumentista e filho de Cássia Eller. Eles costumam dizer que o destino os uniu, mas o destino tem nome e sobrenome: Rodrigo Garcia. É ele quem assina a produção musical dos trabalhos recém-lançados pela dupla (selo Porangareté) e também se apresenta ao lado dela, formando um power trio.

Imagem da notícia

Depois de uma temporada muito bem-sucedida ano passado no Beco das Garrafas, mítico berço da bossa nova em Copacabana, no Rio, as carreiras deles decolaram. Sejam juntos ou separados, os shows de Júlia Vargas e Chico Chico estão sempre lotados, e boa parte da plateia já conhece o repertório autoral e canta a pleno pulmões. Entrosados como poucos artistas desta cena contemporânea, os dois protagonizam performances que são como muitas apresentações em uma só.

De famílias de músicos, Júlia e Chico convivem com instrumentos musicais desde crianças. O primeiro que ela quis aprender a tocar foi a zabumba; ele, o pandeiro.  Bati um papo rápido com eles antes do show que fizeram para o projeto Noite Faro MPB, da r aacute;dio carioca MPB FM, na última terça, no Botafogo Praia Shopping. Chico, tímido e engajado, está preocupado com a atual conjuntura política do país (quem não está?). Julia é mais solta, muito articulada e tão engajada quanto.

 

Imagem da notícia

Vocês têm lembrança de quando a música entrou profissionalmente em suas vidas?

Júlia Vargas: Meu pai (Evandro Terra) é cantor e compositor. E minha mãe (Selemar Vargas) é maestrina e regente de coral. Meu avô (Maurílio Santos), hoje com 90 anos, foi trompetista de renome internacional e é uma referência do instrumento no Brasil. Então não tive como fugir muito... Aos 14 anos já cantava.

Imagem da notícia

Chico Chico: Aos 15 comecei a estudar violão e, quando conheci o Rodrigo Garcia, há uns cinco anos, comecei a tocar profissionalmente.

Como é escolhido o repertório deste show em formato trio?

JV: Fazemos a seis mãos. O Rodrigo nos ajuda muito na escolha do repertório, mas cada show é um show.

CC: Tem um pouco de músicas minhas, um pouco de músicas da Júlia, e muito de músicas que a gente gosta de tocar.

Estamos com uma safra muito boa de novos músicos da MPB. Quem vocês gostam de ouvir desta turma contemporânea?

Imagem da notícia

JV e CC: Posada, Duda Brack, Daíra Saboia, Pietá, João Mantuanu...

 

Chico acrescenta que está 'amarradão' numa coletânea da Tetê Spíndola, e Júlia tem ouvido muito o novo trabalho da Elza Soares.

É ou não é um duo afinadíssimo?

 


 

 



Voltar