Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Otto e o redespertar de 'Sonhos Intranquilos'
Publicado em 24/05/2016


Pernambucano lança novo olhar sobre seu mais aclamado álbum, que ganha versão em vinil, enquanto prepara sua próxima entrega, já batizada de 'Ottomatopeia'

Por Fabiane Pereira, do Rio

Otto anda em fase cartesiana. Após a bem-sucedida turnê “Recupera”, em que revisita canções que raramente apareciam em seus shows, e enquanto seu próximo disco - já batizado de “Ottomatopeia” e em fase de finalização - não sai, um dos mais criativos artistas de sua geração resgata o célebre mote de Descartes e, sem deixar seu rico passado musical se perder, o transforma. Com lançamento de vinil e série de shows comemorativos no início de junho em São Paulo, o pernambucano põe novo olhar sobre o aclamado álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”.

O quarto disco de estúdio de Otto saiu originalmente em 2009 e é classificado por muitos veículos e críticos musicais como um dos trabalhos mais vigorosos do artista. Pra quem não se lembra, o disco conta com participação de grandes nomes como Julieta Venegas, Céu, Pupilo e Dengue (Nação Zumbi), Fernando Catatau (Cidadão Instigado), Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) e Rica Amabis (Instituto). A produção do registro é do próprio Otto e de Pupilo. Músicas como “Janaína”, “Naquela Mesa”, “Crua”, “Lágrimas Negras” e “Meu Mundo” estão no disco cujo nome alude à primeira frase de “A Metamorfose”, de Kafka.

Na época da aparição da bolacha, o diário americano “The New York Times” resumiu bem: “Brasileiro, mas com uma batida diferente”. Como esse disco é um retrato cristalino dos sentimentos do músico pernambucano radicado no Rio, não havia cor melhor para o bolachão do que cor nenhuma: o LP está sendo prensado em vinil transparente de 140g e 33 rotações.


(Vinil de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”)

Para celebrar o lançamento, Otto se apresenta no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, nos dias 3, 4 e 5 de junho, e os ingressos já estão à venda. O site da UBC bateu um papo rápido com o artista que, em dias intranquilos como os que estamos vivendo, tem sido visto com frequência nas ruas em manifestações políticas.

Como serão os shows no Sesc Vila Mariana? O repertório será apenas do emblemático “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” ou vai rolar uma mistura com faixas de outros trabalhos?

Otto - A ideia é tocar o disco na íntegra e, depois, “mandar outras”. Vou fazer faixa a faixa, como se estivesse lendo um livro. A história que esse disco conta é linda, profunda. Depois segue o show! Primeiro a obra.

Por que demorou tanto para lançar esse disco antológico em vinil?

As coisas acontecem quando têm que acontecer. Na minha vida estou sempre construindo os caminhos que possam levar minha arte às pessoas. Chegou a hora do vinil. E esse disco acho muito perfeito para radiola e agulha. Ele é denso, como tem que ser uma bolacha . Quente saída do forno. 

A turnê “Recupera” rodou o país com um repertório que resgatava canções que fazem parte do seus álbuns mas não foram tão trabalhadas. Pretende gravar algum material audiovisual dessa turnê?

Acho que sempre penso em fazer algo, registrar. Mas sempre esbarro nas mesmas questões de grana e tempo. O “Recupera” é bem visceral. Daqueles shows inesquecíveis. Vai ficar na memória, talvez. Às vezes é melhor guardar ele na alma.  

Quando sai o próximo disco de estúdio? Já começou a gravar? Se sim, dá para adiantar alguma novidade?

“Ottomatopeia” está em fase final de estúdio. Já estou colocando as vozes. Posso adiantar que ele vai tocar profundamente a alma. Ele tem muita verdade do que sei e do que sou. É um disco forte.

 


 

 



Voltar