Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC 74 anos - Linha do Tempo
Publicado em 22/06/2016

Hoje a UBC - União Brasileira de Compositores completa 74 anos de defesa dos direitos dos autores, compositores e músicos brasileiros. Dos tempos de Ary Barroso, primeiro presidente e fundador da associação, a Sandra de Sá, nossa atual presidente, a história da UBC se confunde com a da música brasileira. Veja abaixo alguns marcos ao longo desta trajetória.

Saiba mais sobre nossa história

LINHA DO TEMPO

1942 Fundação da UBC, em 22 de junho

1945 É firmado o contrato da UBC com a ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers). Bidu Sayão grava com Villa-Lobos em Nova York as "Bachianas n.º 5".

1946 A UBC ingressa na CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores), em 25 de março.

1947 A UBC pela primeira vez comparece a um congresso internacional.

1955 É promulgada em 9 de fevereiro a lei que estipula que a outorga da licença para execução pública e radiodifusão compete exclusivamente ao autor ou à sociedade legalmente constituída para este fim, à qual o autor está afiliado.

1957 Ano em que começa o movimento que dura até 1964 e vai permitir a divulgação internacional da música brasileira. São as caravanas da UBC, conduzidas por Humberto Teixeira, que conseguiu aprovar no Congresso Nacional em 1958 a lei com seu nome que levantou recursos do Ministério da Educação e Cultura para este fim.

1958 O disco de Elizeth Cardoso “Canção do Amor Demais”, com a primeira gravação de “Chega de Saudade” (Tom e Vinicius) e participação de João Gilberto, inaugura fonograficamente a bossa nova. No mesmo ano, João Gilberto lança a sua gravação de “Chega de Saudade”, com seu jeito de cantar que marcou o gênero.

1962 Ano do concerto de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York, que entra para a história como uma consagração internacional.

1964 Em "Nara", seu primeiro LP, além de bossa nova, Nara Leão grava sambas de Zé Kéti, Hortênsio Rocha, Nelson Cavaquinho, Amâncio Cardoso, Cartola e Elton Medeiros.

1965 Aquisição do prédio que é sede atual da UBC. Maria Bethânia substitui Nara Leão no espetáculo "Opinião", que revelou a cantora baiana e se tornou um marco de contestação do regime militar. Roberto Carlos estreia o programa de TV “Jovem guarda”, em setembro, ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa, levando o sucesso do iê-iê-iê para a telinha. Elis Regina vence o Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com “Arrastão” (Vinicius e Edu Lobo).

Créditos: naraleao.com.br

1966 “A Banda”, de Chico Buarque, na voz de Nara Leão, divide o primeiro lugar do Festival da TV Record com “Disparada”, de Geraldo Vandré, interpretada por Jair Rodrigues. A UBC, que, além de representar, já era representada em mais de 30 países, assina contrato com a BMI (sociedade americana concorrente da ASCAP) e passa a ter as duas representações nos EUA. Surgem Os Mutantes, grupo formado por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias.

1967 Caetano Veloso e Gilberto Gil são vaiados no III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em outubro, em sinal de protesto político contra as guitarras elétricas e o universo roqueiro. O Boletim Social da UBC publica o caso de inadimplência do I Festival da Canção.

1968 Lançamento do disco “Tropicália ou Panis et Circensis”. No III Festival Internacional da Canção da TV Globo, “Sabiá” (Tom e Chico Buarque) é a vencedora, mas o público vaia o resultado: a torcida era para Geraldo Vandré, com “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, vice-campeã.

1970 Chico Buarque compõe “Apesar de Você”, que vai entrar para a história como um símbolo das canções de protesto contra a ditadura militar. Tim Maia grava seu primeiro disco, que leva seu nome. Paulinho da Viola lança “Foi um Rio que Passou em Minha vida”

1972 É gravado o LP “Clube da Esquina”. O movimento musical que leva o mesmo nome abrange músicos como Milton Nascimento, os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), Tavinho Moura, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta, Ronaldo Bastos, Fernando Brant e os integrantes do grupo 14 Bis. Os Novos Baianos lançam “Acabou Chorare”.

1973 Ano da Lei 5.988/73, que entra em vigor em 1974: a nova lei de direito autoral institui o CNDA (Conselho Nacional de Direito Autoral) e o ECA (Escritório Central de Arrecadação). Jorge Ben Jor consegue uma vitória na Justiça que protege seus direitos sobre “Fio Maravilha”, reivindicados pelo jogador de futebol que dá nome à música e seu advogado. É lançada “Uma Vida Só” (“Pare de Tomar a Pílula”), de Odair José, um dos símbolos, assim como Benito de Paula, Waldick Soriano, Márcio Greik, Wando e Fernando Mendes, de uma vertente da música popular conhecida como brega.

1976 Turnê nacional que gera o álbum dos Doces Bárbaros, formado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.

1981 Após denúncia feita pelo associado, fundador da casa e diretor tesoureiro Roberto Martins, foi instaurada uma intervenção na UBC. Da Assembléia Geral Extraordinária de março, sai a ata com o relatório completo da intervenção do CNDA na UBC. O grupo Gang 90 & As Absurdettes apresenta no Festival MPB Shell “Perdidos na Selva”, e surge o BRrock, movimento de rock nacional que inclui bandas como Titãs, RPM, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Blitz, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Engenheiros do Hawaii, além de nomes egressos do Vímana, como Lobão e Lulu Santos.

1984 Surge a banda brasileira de metal Sepultura.

1985 É implantado um sistema de informatização na UBC.

1987 Na eleição de uma mulher, Vanisa Santiago, para a presidência da UBC, um titular se manifesta sobre a candidatura feminina antes da apuração dos votos, conforme consta da ata: “O Sr. Villarinho declarou não lhe agradar o fato de a sociedade poder vir a ser presidida por uma mulher”.

1989 Morre Raul Seixas. O sertanejo, o pagode e a axé music viram a década com grande popularidade, ocupando espaço nas rádios e na TV.

1990 Começa a década em que o funk carioca e o hip hop se popularizam.

1991 Em decorrência do plano Collor, a UBC precisa cortar custos administrativos e de pessoal para enfrentar a crise até diminuir em 30% as despesas gerais.

1994 É lançado o primeiro disco de Chico Science & Nação Zumbi, “Da Lama Ao Caos”, e surge o movimento Mangue Beat.

1995 A Câmara dos Deputados realizou a CPI do Ecad, que em seu relatório final pedia o indiciamento de diversos diretores de associações, inclusive do então presidente da UBC, José Antonio Perdomo, e a extinção do Ecad. Após as investigações do Ministério Público e demais órgãos competentes, as denúncias propostas no relatório foram comprovadas descabidas e infundadas.

1998 A presidência sanciona, em 19 de fevereiro, a Lei 9.610/98, sobre direitos autorais.

1999 O estatuto da UBC é modificado, alterando o período do mandato da diretoria para quatro anos. A UBC ganha sua página na internet.

2004 Acervo da UBC com caricaturas de nomes da música feitas por Lan ganha exposição no Centro Cultural dos Correios.

2005 UBC reúne em cerimônia seus associados com 50 anos de filiação à entidade.

2006 Morre Braguinha.

2010 É lançada “Quarto de Dormir”, de Arnaldo Antunes e Marcelo Jeneci, que ganha grande popularidade nos anos seguintes.

2011 O Senado realiza nova CPI do Ecad. Ascensão de Rômulo Fróes, Lulina, Blubell, Curumin, Anelis Assumpção e Céu, integrantes da cena musical de São Paulo.

2012 UBC comemora 70 anos e lança a publicação especial “O Autor Existe”.

2013 Funk retorna às paradas de sucesso com o lançamento de “Show das Poderosas” de Anitta. É aprovada a lei 12.853/2013 que regulamenta a gestão coletiva de direitos autorais no país. Rede Globo fecha acordo de pagamento de direitos autorais pela transmissão de música em sua programação após anos de discussão na justiça.

2014 Banda do Mar, formada por Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e Fred Ferreira, lança o sucesso “Mais Ninguém”. O serviço de audição de música por streaming Spotify é lançado no Brasil.

2015 O rapper Emicida lança o clipe de “Boa Esperança” criticando o racismo. Morre o compositor e presidente da UBC Fernando Brant.


 

 



Voltar