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Dez dicas para tirar o melhor das redes sociais
Publicado em 16/01/2017

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Especialistas ensinam como aproveitar ao máximo as ferramentas de Facebook, Instagram e Twitter e, assim, aumentar sua base de fãs

Por Kamille Viola, do Rio

O brasileiro gasta 650 horas por mês navegando em redes sociais, 290 horas a mais do que em portais de notícias, de acordo com a pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015, da comScor, divulgada no ano passado. É o líder em tempo gasto nas redes, que alcançaram 78% do total de usuários da internet no país. As redes sociais são, portanto, uma ferramenta de divulgação poderosa, e saber utilizá-las corretamente é fundamental para aumentar sua base de fãs – e, em última análise, espalhar sua música.

"Usar com frequência e planejamento as mídias sociais pode angariar uma base de fãs engajados, pode apoiar na divulgação de trabalho, estabelecer mais relacionamento e proximidade com o público", elenca a consultora de mídias sociais Liliane Ferrari.

Marina Mattoso, condutora executiva da Jangada, que cuida das contas de Gilberto Gil, Baby do Brasil, Novos Baianos, Chal e Sinara, dá um exemplo de como a boa presença nessas mídias ajuda a construir uma imagem. "Passa a autenticidade do artista para o seu público e o aproxima. Olha o William Bonner, por exemplo. Antes das redes sociais, ele era a pessoa séria e engravatada que dava 'boa noite' depois de apresentar o maior telejornal do Brasil. Depois das redes sociais, os jovens o chamam de 'tio', e o nome dele já carrega um valor afetivo que praticamente não existia."

A seguir, dez dicas para tirar o máximo proveito das redes sociais.

1. Faça uma estratégia

O planejamento é importante para aproveitar ao máximo as possibilidades que as redes oferecem. Pensar no objetivo ajuda a criar posts mais eficazes. Entender como funciona cada rede social também é importante para saber em qual delas o conteúdo é mais bem enquadrado. "Desenhe uma estratégia para os próximos três meses, pelo menos. Separe o trimestre em semanas e defina qual será o foco em cada semana. Levante datas relevantes ao seu projeto e à sua carreira", ensina Marina Mattoso.

2. Impulsione seus posts

O famigerado algoritmo do Facebook (e hoje também do Instagram) interfere no alcance de seus posts. Por isso, impulsioná-los (ou seja, pagar) atrai mais interações com ele. E é preciso utilizar essa ferramenta de forma correta, escolhendo bem a faixa etária que busca atingir e as palavras-chave mais indicadas. Além, é claro, de escolher com cuidado o conteúdo. É possível impulsionar posts investindo a partir de R$ 1 por dia. "Dá pra escrever um livro inteiro sobre (como trabalhar) os anúncios do Facebook, mas acho que a dica mais importante é: se não deu certo no orgânico, provavelmente não vale o investimento. Escolha publicações que já funcionaram bem na sua página para impulsionar. Assim é mais provável que o público novo que ela atingir irá se converter em seguidor", Marina opina.

3. Dialogue com o público

Um dos maiores trunfos das redes sociais é possibilitar o contato direto entre o artista e seus fãs, sem intermediários. No entanto, marcar presença nas redes e deixar o público falando sozinho é um desperdício de espaço. "Tire um tempinho do seu dia para responder a pelo menos alguns comentários em cada rede social. Assim, cria-se uma ligação maior com o fã e se ganha um parceiro de divulgação”, recomenda a especialista em mercado musical.

4. Monitore o que estão dizendo sobre você

Saber o que estão falando sobre você e seu trabalho também pode ajudar a direcionar melhor o uso das redes. "Se for um artista que está começando, procure pessoas conversando sobre você. No Twitter, basta você digitar o seu nome ou o nome da sua banda entre aspas, que ele já entrega um bocado de gente falando sobre o assunto. No Facebook, se você mudar o idioma dele para inglês, ele também permite que você pesquise conversas de terceiros que deixam o perfil público. No Instagram, uma boa sugestão é buscar por hashtags com o seu nome ou por localizações onde você fez show recentemente", recomenda Marina.

"Mas tem que ter maturidade também”, frisa Liliane, “porque vira e mexe tem artista batendo boca com o público por algum comentário do qual não gostou. Então, acho que vale, sim, responder a algumas menções, pode surpreender a pessoa que comentou, gerar mais engajamento dela com o artista. Mas não precisa responder a todas.”

5. Aproveite suas conexões

Tem um padrinho ou madrinha famoso (a)? Vai tocar em uma casa de shows ou dentro de um projeto que tem uma página movimentada? Aproveite para que eles ajudem a divulgar suas redes também. Abasteça-os de material e peça que marquem seu perfil nas postagens.

6. Fique atento aos temas do momento

Participar dos assuntos em alta nas redes pode ser interessante. O aniversário de um ídolo seu ou um debate sobre um determinado tema podem servir de inspiração para um post. "Se você tem uma música que fala sobre o respeito à natureza, e sai uma pesquisa sobre desmatamento que vira trending topic nas redes sociais, insira-se na conversa com o melhor conteúdo que tiver disponível. Uma boa forma de acompanhar a conversa é ficar sempre atento aos trending topics do Twitter ou aos Google Trends (assuntos mais pesquisados no buscador)", descreve Marina Mattoso. Porém, nada de forçar a barra, avisam os especialistas. "Se for da personalidade da pessoa comentar, OK. Mas  comentar só por comentar não faz sentido. Melhor quando o assunto é da sua área de interesse”, ressalta Lidiane Ferrari.

7. Analise os resultados e tome providências

O algoritmo funciona assim: quanto mais a sua página atrai interação, com mais frequência ela aparecerá no feed dos seguidores. Por isso, é muito importante tomar cuidado com o conteúdo e avaliar o que deu e o que não deu certo, para planejar como irá agir em seguida. "Até uma publicação que vai mal pode ser usada a seu favor. Mensalmente, avalie o que deu certo e o que não funcionou nas suas redes com base no seu objetivo (não adianta postar uma foto do seu cachorro e gerar muitas interações se o seu objetivo é que pessoas conheçam sua música) e adapte sua estratégia no mês seguinte", ensina Marina Mattoso.

8. Agende publicações

É importante ter conteúdo previamente preparado para os momentos em que você estiver ocupado com outras tarefas, para não deixar as redes sem postagens por muito tempo. O Facebook, por exemplo, permite agendar publicações. Já para o Instagram e o Twitter existem sites e aplicativos de gerenciamento de perfil que possuem essa função. "É bom para manter a periodicidade e a frequência de postagens enquanto a pessoa se dedica a outras tarefas do trabalho. Usar os recursos disponíveis para otimizar o trabalho é sempre positivo", analisa Liliane. "Mas não deixe nunca as publicações 'quentes' e do dia a dia de lado", frisa Marina.

9. Timming é tudo

Apesar de ser importante ter conteúdo "frio" previamente preparado, estar de olho no que está acontecendo nas redes é essencial. Se você for do tipo que gosta de usar o meme do momento ou comentar as últimas notícias, não adianta fazer isso depois que todo mundo já fez. Fique de olho e aproveite a hora certa para surfar a onda. "Saber o momento de fazer um post é crucial para entrar na onda de 'trends'", ensina Liliane.

10. Tire o máximo proveito dos recursos

Cada rede tem uma série de funcionalidades à disposição, e elas devem ser utilizadas. O Facebook tem a possibilidade de publicação de agenda (é importante estar atualizada), de fotos, vídeos, links, além de exibição de vídeos ao vivo (live streaming). No Twitter e no Instagram, é importante inserir hashtags (para ser rapidamente localizado e também, quem sabe?, para ir parar nos tópicos mais comentados). "O uso dos recursos técnicos também é importante, pois ajuda a dar mais alcance e interatividade aos conteúdos", Liliane finaliza.

 

 


 

 



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