Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC apoia curso online de direitos autorais desenvolvido pela Cisac
Publicado em 06/03/2017

Imagem da notícia

Depois de passar sua cadeira para Marcelo Castello Branco, a ex-Diretora Executiva da UBC, Marisa Gandelman, deu início a um projeto inovador na área de educação online.

Contratada pela CISAC – Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores – para desenvolver projetos na área da CISAC University, Marisa Gandelman desenhou, escreveu e produziu um MOOC, em parceria com FutureLearn, uma plataforma de cursos online que pertence a Open University UK. 

O primeiro curso será oferecido em inglês a partir de 20 de março sob o título “Exploring Copyright: History, Culture, Industry” (Explorando o Copyright: História, Cultura, Indústria) abordando a importância do copyright e sua história, desde a Renascença até a Internet. A inscrição e participação são gratuitas. Em breve, a UBC oferecerá, em português, outros cursos direcionados aos nossos associados.

 

Sobre a Cisac University

A CISAC que reúne 239 sociedades de autores em mais de 120 países, como parte das suas funções vem investindo em atividades educacionais sob o guarda-chuva institucional CISAC University.

Hoje existem várias plataformas de MOOC – Massive Online Open Course – (algo como ‘curso livre online’ em português) oferecendo todo tipo de curso. Cada plataforma tem seu desenho, sua metodologia e tecnologia. Os cursos são desenhados para permitir a condução autônoma por quem aprende. Além disso, em geral são cursos gratuitos e sem requisitos de conhecimento prévio como condição para acompanhar.

Ainda não adotada plenamente no Brasil, porém em rota crescente nos Estados Unidos e na Europa, mais do que solucionar problemas antigos a educação online abre novas oportunidades para a disseminação de conhecimento.

 

Mais sobre o curso Exploring Copyright: History, Culture, Industry

Serão quatro semanas de estudo – 20/03; 27/03; 03/04; 10/04 – com três horas de dedicação por semana para cobrir todas as atividades propostas. O conteúdo será apresentado através de vídeos, slides com áudio, quizzes, discussões, artigos, e outras atividades todas realizadas online.

Cada um faz o curso no seu ritmo. É preciso, no entanto, acompanhar o tempo total em que o curso estará online. Detalhes sobre o funcionamento da plataforma FutureLearn são encontrados em https://www.futurelearn.com/using-futurelearn

Ao final do curso, os participantes deverão:

• Estar familiarizados com os conceitos de copyright e direitos autorais.

• Ser capazes de analisar mais profundamente as forças e motivos que fizeram do copyright uma ferramenta fundamental para o mercado de obras artísticas.

• Construir seu entendimento a respeito da estrutura legal de proteção ao trabalho criativo, comparando-a com o as ideias do senso comum sobre a criação artística como bem público.

• Propor métodos de conscientização do público a respeito do sistema legal de proteção como uma ferramenta essencial para garantir um mercado justo para os criadores.

 

Convide seus amigos e colegas.

Ainda há tempo de se inscrever e de convidar amigos e colegas para dividir essa experiência com você. Acompanhado de seus amigos a experiência de estudar online pode ser ainda mais rica.

Se inscreva, experimente!

https://www.futurelearn.com/courses/exploring-copyright/1/register


 

 



Voltar