Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Costa Rica recebe encontro internacional da Alcam
Publicado em 13/03/2017

Imagem da notícia

Aliança Latino-Americana de Autores e Compositores, com apoio da UBC, reúne criadores locais, que se queixam da pouca presença de conteúdo nacional no rádio e na TV. Desafios da era digital têm destaque nos debates

De San José e Liberia, Costa Rica*

A Costa Rica foi a mais recente parada do giro continental promovido pela Aliança Latino-Americana de Autores e Compositores de Música (Alcam), com apoio da UBC, para debater os desafios e as oportunidades trazidos pelas novas tecnologias à criação musical. No seu 3º Seminário Internacional, na capital do país, San José, a Alcam contou com a presença de 52 autores e compositores, em sua maioria jovens, num prolífico programa formado por debates, palestras e oficinas. E um dos temas que mais chamaram a atenção foi a diminuição da veiculação de conteúdo nacional em rádios e TVs até uma preocupante cifra de apenas 5% do total de músicas executado por lá – muito longe, portanto, da meta de 20% estabelecida pelos criadores costarriquenhos.

“Com pouco fomento na área cultural, não se percebe um avanço nesses novos tempos nem uma melhoria no aparelhamento da máquina cultural, dificultando, assim, a melhoria de condições para gravação e promoção dos conteúdos desenvolvidos por jovens artistas locais”, afirma o diretor da UBC Geraldo Vianna, representante brasileiro no Seminário, que fez uma exposição das etapas da produção executiva de projetos independentes, mostrando a importância da organização como investimento para o futuro. “Falei das possibilidades do mundo digital nos tempos atuais. No final, depois de muito debate e perguntas, a conclusão foi unânime: teremos pela frente um grande percurso que exigirá muito empenho de todos os artistas da América Latina.”

Depois de San José, foi a vez da cidade de Liberia, a 215 quilômetros da capital e com pouco mais de 45 mil habitantes. Lá, Vianna, os representantes da Alcam ACAM e professores chilenos convidados puderam conhecer a realidade ainda mais difícil dos artistas da zona rural da Costa Rica. Os debates se focaram na luta por melhores remunerações nas plataformas de streaming, e o diretor da UBC pôde apresentar detalhes da atuação da nossa associação, ressaltando a importância do acesso à informação e da transparência em uma sociedade de autores.

“Ficou clara a percepção de que novas perspectivas surgem em momentos de mudanças e que, mesmo em meio à dúvida, há muitas soluções que nos possibilitam vislumbrar dias melhores para os autores e compositores de todo o mundo”, conclui Vianna.

Fique ligado e confira aqui no nosso site os próximos encontros internacionais integrados pela UBC para promover o acesso à informação e mobilizar autores e criadores por melhores condições de trabalho e remuneração.

*Com informações de Geraldo Vianna


 

 



Voltar