Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Estúdio em casa: é mais fácil do que se imagina
Publicado em 06/04/2017

Imagem da notícia

Os associados China, Roberta Campos e Vinicius Junqueira, fãs do método, contam como apelam para soluções baratas e caseiras na hora de gravar

Por Kamille Viola, do Rio

Gravar sem pressa nem hora para acabar, sem se preocupar com o gasto com aluguel de estúdio e ainda se dar ao luxo de criar ou parar o quanto quiser durante a gravação. Que artista não sonha com isso? Felizmente, hoje em dia ter seu próprio estúdio não é mais privilégio para poucos. Com os recursos tecnológicos cada vez mais acessíveis, é possível montar um em casa sem gastar muito, e, com mais investimento, dá até para ter um à altura dos estúdios comerciais.

O cantor China foi um que há anos aderiu ao home studio. "Sempre curti estar dentro de estúdio, e ter um em casa é muito legal, porque posso fazer os meus horários de gravação, tenho mais liberdade e tempo para timbrar os instrumentos sem me preocupar com o 'taxímetro' de um estúdio. O processo de gravação é uma coisa muito íntima, e o aconchego do lar te deixa à vontade para experimentar", comenta ele.

A cantora Roberta Campos, que gravou em casa o primeiro disco, “Para Aquelas Perguntas Tortas”,  de 2008, é outra fã do recurso. "Só vejo vantagens! Sempre registro minhas ideias com meu equipamento, que continua básico (risos). Gosto desse processo de gravação, mesmo tendo uma certa limitação com os softwares. Essa sensação de que posso fazer meu disco, gravar minhas canções novas, é muito boa", comemora ela.

O músico e produtor Vinícius Junqueira também é entusiasta dos estúdios caseiros, embora admita que nem tudo é festa. "Além da comodidade, você passa a ter liberdade para experimentar sem se preocupar com o relógio, é uma boa economia em relação à manutenção de um espaço comercial. Por outro lado, você precisa ter foco, pois no seu estúdio você está sozinho, e fica muito fácil se dispersar. Ah, e também sua esposa precisa ser muito companheira, pois a casa fica cheia de equipamentos, você recebe bandas, artistas. Não é uma tarefa muito fácil (risos)", pondera.

China conta que seu processo de trabalho mudou bastante depois que passou a registrar suas músicas em casa. "Acho que principalmente os timbres dos instrumentos e a forma de compor. Crio muita coisa dentro do estúdio, então, a música vai mudando cada vez que paro para trabalhar nela. Os timbres são únicos também, pois tem a sonoridade da minha sala, o jeito como microfono os instrumentos e as experimentações com os utensílios da casa, panelas, potes de arroz e o que mais estiver ao meu alcance", explica o artista.

Ele conta que sempre pega dicas com os profissionais da área em relação a seu estúdio. "Seja de acústica da sala, de equipamentos, e a partir disso crio meus experimentos. Por exemplo: gravar o amplificador de guitarra dentro do guarda roupas é excelente, pois você cria uma caixa acústica maior só com aquele som, ou fazer cabanas com edredom para gravar voz e usar meia-calça velha para fazer um antipuf. São soluções baratas que têm o mesmo resultado. Uma vez vi um doc sobre Amy Winehouse e ela estava num estúdio gravando voz usando um antipuf de meia-calça igual ao meu", ensina ele.

Vinícius Junqueira e Roberta Campos buscaram informações na internet mesmo. "Eu entendo que, para o equipamento, é importante você ter dois canais com a melhor qualidade possível, uma boa interface, um bom par de microfones, um bom teclado e uma livraria de sons. Com isso e, obviamente, conhecimento, você estará pronto para mergulhar num mundo fantástico de criação", descreve Junqueira, que inclusive leva seu estúdio (ou melhor, o laptop e parte do equipamento) em suas viagens. Roberta conta que usa uma placa de dois canais da M-Audio, um microfone condensador MXL V67 e um pré digital da Roland. "De software, uso o Pro Tools, gosto do som que tiro nele", descreve.

China concorda que é possível montar o estúdio com pouco investimento. "Não precisa gastar muito, dá para começar com um computador qualquer, uma placa de som barata e um microfone. Tem vários softwares gratuitos na internet para baixar e já começar a brincadeira. Daí, com o tempo, vai buscando novos equipamentos e se aperfeiçoando. Mas o mais importante é a criatividade. Sem ela, não adianta nada o resto todo", defende.

Um isolamento acústico profissional, com paredes revestidas por lã de vidro e portas especiais, não sai barato, mas é possível improvisar, garante China. "Abrir as portas do guarda-roupa para 'quebrar' a linearidade da sua sala. Para 'quebrar' os cantos das paredes, dá pra usar macarrão de piscina ou colchão velho. Fazer cabanas de edredom para gravar voz e diminuir a reverberação dela na sala, enfim, tem milhares de dicas baratas e que resolvem perfeitamente qualquer situação", jura. Roberta Campos não tem isolamento acústico, mas dá uma dica bem simples: "Procuro gravar em um horário em que não escuto barulho na vizinhança. Moro na Mooca (em São Paulo), um bairro mais tranquilo."

Trabalhar em casa acaba rendendo histórias curiosas. Vinícius Junqueira, por exemplo, acabou recebendo um megaprodutor em seu estúdio. "Em 2014, eu estava participando da gravação do disco da Raissa Fayet, cantora de Curitiba, que foi produzido pelo alemão Cristian Lohr, que já produziu Liza Minnelli e Andrea Bocelli. Nessa época, eu morava na Vila Mariana (em São Paulo), meu estúdio ficava na minha garagem, e precisávamos gravar algumas vozes. Ele estava no Brasil, tocando com a Joss Stone, e então, de repente, eu estava recebendo na minha garagem um megaprodutor — que, por sua vez adorou o espaço, disse que o equipamento era perfeito para o trabalho e ainda fez uma mixagem na minha garagem, trabalhou por três dias e nos levou para o show de Joss Stone e Jeff Beck", lembra ele.

Já China acabou descobrindo uma nova sonoridade de uma maneira bem inusitada. "Estava brincando com meu cachorro e alisando sua barriga, daí dei uma batidinha de leve e adorei o som grave que veio. Botei o bicho no meu colo e gravei esse som. Quando mostro pros amigos, eles falam: 'Que som de bumbo incrível, tá animal', e eu dou risada, pensando: 'Literalmente!'", diverte-se, jurando que o cachorro adorou participar da gravação e não foi maltratado em nenhum momento. "Ganhou o cachê em ração", brinca. Roberta também tem uma história canina, mas o final não é tão feliz quanto o de China: "Quando o vizinho sai, o cachorrinho dele late o tempo todo. Às vezes, chego na janela e peço para ele ficar caladinho. Ele parece entender! Quando estou no meio da música, ele volta a latir. Desisto sorrindo: ele está com saudade", conforma-se a cantora.


China e seu cãozinho (Foto de Pamella Gachido)

 

 

 


 

 



Voltar