Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Assembleia geral da CISAC discute o futuro do setor criativo em Lisboa
Publicado em 06/06/2017

Criadores e líderes de sociedades de autores de todo o mundo estimulam os governos a legislar por uma remuneração justa

De Lisboa (Cisac.org)


O presidente da Cisac Jean-Michel Jarre (créditos: M.Kuenster)

O congresso mundial de criadores e dirigentes de sociedades de autores se reúne em Lisboa durante esta semana para a Assembleia Geral da CISAC de 2017.

A CISAC, a Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, é a principal rede mundial de sociedades de autores e a voz coletiva de mais de 4 milhões de criadores em todo o mundo.

Mais de 200 criadores e dirigentes de sociedades participarão neste momento em que a confederação renova o seu apelo aos governos de todas as partes do mundo para legislar por uma remuneração justa para autores de música, realizadores, diretores e artistas visuais.

O topo das prioridades da CISAC é a campanha global de legislação para abordar a "transferência de valor" na música. Esta é uma distorção do mercado que permite que alguns dos principais serviços digitais do mundo criem grandes negócios baseados nos criadores, enquanto lhes pagam muito pouco em troca.

O presidente da CISAC, Jean-Michel Jarre, diz: "A globalização tem visto uma crescente concentração de gigantes tecnológicos com imenso poder para obter conteúdo criativo a um baixo custo. A CISAC olha pede aos governos para criarem este direito: canalizar o valor justo das obras criativas para os criadores que os criaram e não para as plataformas digitais que exploram lacunas legais para com eles ganharem dinheiro".

O diretor-geral da CISAC, Gadi Oron, acrescenta: "As sociedades devem ter um ambiente de mercado justo para licenciar o seu repertório. Mas o panorama dos dias de hoje está longe de ser justo. Uma série de plataformas digitais, que dominam a distribuição de conteúdo utilizam leis desatualizadas ou lacunas legais para evitar pagamentos de direitos e acumulam enormes receitas à custa dos criadores. Essa situação anômala deve ser consertada".

O Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria afirma: "Lisboa vai ser durante escassos dias a capital mundial do direito de autor, acolhendo muitas dezenas de sociedades de autores de todo o mundo e recordando, de forma clara e definitiva, que sem autores não há cultura e que o esforço dos legisladores deve avançar no sentido de garantir aos criadores a justa e inadiável remuneração do seu trabalho e o reconhecimento da sua luta para criar um mundo mais solidário, mais humano e luminoso. Juntos havemos de ser capazes, porque a razão, a emoção e a criatividade estão do nosso lado. E o futuro também."

Sucesso na remuneração no setor de artes audiovisuais e visuais
No ano passado, tiveram lugar uma série de sucessos importantes na campanha global dos criadores para uma remuneração justa. A CISAC trabalha lado a lado com os seus Conselhos de Criadores, o Conselho de Autores da Música (CIAM), Escritores e Diretores (W&DW) e o Conselho Internacional de Criadores de Artes Gráficas, Plásticas e Fotográficas (CIAGP).

Graças às campanhas dirigidas por sociedades da América Latina, novas leis que possibilitam aos autores de obras audiovisuais serem remunerados, foram adoptadas no Chile e na Colômbia. As reformas introduzem um direito à remuneração, o que significa que os criadores audiovisuais poderão viver do seu trabalho pela primeira vez.

Também houve um progresso importante na campanha da CISAC para um direito internacional de sequência para artistas visuais. O direito de sequência permite que os artistas partilhem os valores provenientes da revenda dos seus trabalhos por galerias e leiloeiras. O Momentum para a adoção internacional do direito está na ordem do dia, após a primeira conferência de um dia inteiro dedicada à questão na OMPI em Abril de 2017, marcada pelo apoio incrível apoio de autores de todo o mundo.

O Relatório Anual da CISAC de 2017, que fornece uma visão abrangente de sua luta pelos direitos dos criadores em todo o mundo, estará disponível para download em www.cisac.org dia 8 de Junho de 2017.


 

 



Voltar