Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Casa UBC abre suas portas com festa para Gilberto Gil
Publicado em 30/10/2017

Imagem da notícia

Novo espaço no Centro do Rio terá eventos e acervo da União Brasileira de Compositores

Por Emiliano Urbim, do Rio*

*Publicado originalmente na Revista Ela, no jornal "O Globo"

Deixar de ser apenas um escritório para se tornar também centro cultural. Assim pode ser resumido o plano da União Brasileira dos Compositores (UBC) ao dedicar um andar inteiro de sua sede, no Centro do Rio, a eventos e exposições. O local terá visitas guiadas pré-agendadas e será inaugurado com uma homenagem a Gilberto Gil, que receberá o 1º Prêmio UBC numa festa para convidados em 28 de novembro. Curiosidade: tanto o baiano quanto a instituição fizeram 75 anos em 2017.

— Fiquei muito feliz ao saber que o 1º Prêmio UBC de Música vai ser dado a mim por escolha do conselho de membros da entidade — diz Gil. — Pertenço à UBC já há 25 anos e sei da seriedade deles e do zelo pelo direito dos criadores de música. Por isso, este prêmio é tão especial.

A maior distribuidora de direitos autorais do Brasil (que atende cerca de 2/3 dos nossos compositores) segue suas funções normais no 13º, 14º e 15º andares do prédio, na Rua do Rosário nº 1. Mas, no 12º, as coisas estão mudando.

Com vista panorâmica para a Baía de Guanabara e o Boulevard Olímpico, o novo espaço será chamado de Casa UBC. Por enquanto, está praticamente vazio, mas já se vê nas paredes coleção de caricaturas de compositores. Realizados pelo lendário Lan (ainda vivo, com 92 anos) ao longo de várias décadas, os desenhos vão de Villa-Lobos a Renato Russo.

Domingos Neto, coordenador de projetos especiais da entidade, conta que a intenção é transformar o lugar numa espécie de minimuseu. Na inauguração, a Casa UBC já vai contar com resumos biográficos dos compositores retratados e totens multimídia, dando um panorama da história da música popular brasileira.

— Também estamos buscando nos nossos arquivos partituras que os compositores mandavam para registrar suas composições. Literalmente, todos os grandes compositores do país foram membros da UBC. Com certeza, há muita história para ser garimpada em nosso acervo e revelada para o público — diz Domingos, ressaltando que a ideia também é ter esse material no site da entidade.

Além de abrir o espaço para visitas (que podem ser agendadas pelo e-mail comunicacao@ubc.com.br), a ideia é que o evento de inauguração seja o primeiro de muitos. Daqui por diante, todos os anos o Prêmio UBC será entregue na segunda-feira anterior ao Dia do Compositor (comemorado em 7/10).

LEIA MAIS: A reportagem original publicada no "Globo", com foto do espaço e das caricaturas:  https://oglobo.globo.com/ela/casa-ubc-abre-suas-portas-com-festa-para-gilberto-gil-22000926


 

 



Voltar