Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Curso on-line e gratuito sobre copyright
Publicado em 16/01/2018

Imagem da notícia

Oferecida pela UBC e pela portuguesa SPA, versão em português do material didático multimídia criado pela Cisac ficará no ar por tempo limitado

Quando e onde surgiu o copyright? Por que um conceito inventado há centenas de anos continua no centro dos debates sobre a indústria cultural global do século 21?

Estas e outras questões são respondidas no curso Copyright: História, Cultura, Indústria, o primeiro curso on-line global e gratuito sobre o tema que foi ao ar no dia 15 de janeiro de 2018. As inscrições para o curso da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) oferecido em parceria com o FutureLearn, a plataforma social de ensino, estão abertas em inglês, espanhol e português.

O MOOC (da sigla em inglês que em tradução literal significa curso massivo aberto on-line) é uma jornada pela história, da invenção da imprensa de tipos móveis por Gutenberg, aos debates de hoje sobre o streaming. Mostra como autores e criadores ganharam proteção legal e começaram a ser remunerados por seu trabalho, e como as indústrias criativas de hoje se desenvolveram. Explica como os direitos autorais contribuíram para o crescimento econômico através dos séculos e como a tecnologia digital apresentou novas oportunidades e desafios para os criadores. O conteúdo inclui artigos, vídeos, linhas do tempo ilustradas, quizzes e debates interativos.

A edição de 2018 do MOOC, que chega após outras rodadas de sucesso no ano passado, está disponível, além do inglês, em espanhol e português, graças à União Brasileira de Compositores (UBC) e à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que são as sociedades de autores do Brasil e Portugal.

A educadora por trás do conteúdo é advogada especialista em direitos autorais e ex-diretora executiva da UBC,  Marisa Gandelman. Ela explica: “Desenhei, escrevi e produzi esse curso com base em uma visão ampla e multidisciplinar que construí ao longo de muitos anos, consequência da minha própria educação e da experiência no campo artístico, bem como minha formação em Direito e em Relações Internacionais. A visão histórica nos fornece as ferramentas para compreender as normas e regras que temos hoje para a proteção dos direitos dos autores como resultado de um longo processo político, econômico e social. Assim, convido a todos a embarcarem nessa viagem histórica junto comigo e aprender sobre a luta dos autores desde o reconhecimento de seus direitos até o desenvolvimento de uma indústria forte e saudável que se alimenta da criação artística”.

Num mundo de acesso instantâneo e virtualmente ilimitado a conteúdos audiovisuais e musicais, muitas vezes nos esquecemos daqueles que são os elementos iniciais dessa cadeia de produção, os autores, e ignoramos a importância do copyright para que tantos conteúdos existam e estejam disponíveis. 

“Em se tratando de algo tão fundamental para a cultura, os negócios e a nossa economia, o copyright frequentemente não é bem compreendido. Estamos encantados por lançar esta nova edição do nosso curso em espanhol e português, ajudando a espalhar o entendimento sobre a importância vital do copyright nas vidas dos autores em todo o mundo”, disse Gadi Oron, diretor-geral da Cisac.

Essa detalhada definição do copyright à qual se propõe o curso contempla também uma visão panorâmica sobre o processo de harmonização das leis nacionais e internacionais para a proteção dos criadores e das obras artísticas e sobre o surgimento das sociedades de autores para a defesa dos direitos autorais.

O diretor executivo da UBC, Marcelo Castello Branco, disse: “A UBC tem, como um de seus compromissos fundamentais, o fomento de um mercado cada vez mais abrangente e inclusivo de tudo o que orbita os direitos autorais. Queremos mais gente discutindo e abrindo novas possibilidades e responsabilidades. Neste caminho, a contribuição competente de Marisa Gandelman e a parceria com a Cisac e a SPA, abrindo fronteiras para Portugal e os países de língua portuguesa da África numa coalizão concreta a favor da lusofonia, são ativos que defendemos e nos dão a certeza de um conteúdo de qualidade e antenado com o dinamismo que a matéria requer. Nosso engajamento com a América Latina justificou a extensão para o espanhol. Estamos orgulhosos deste passo e cientes da nossa responsabilidade.”

O chefe de conteúdo do FutureLearn, Nigel Smith, comentou: “No mundo digital de hoje, o copyright é um tema quente que gera muitos debates, o que faz dele relevante e interessante para muitas pessoas. Certamente é um assunto importante para nós também, especialmente no que diz respeito ao copyright nos meios digitais, então, estamos felizes de ver este curso continuar sua trajetória de sucesso com edições em outros idiomas. O tema é importante e o sucesso do curso até o momento mostra que as pessoas querem saber mais sobre ele.”

Inscreva-se hoje e use a hashtag #FLexplorecopyright para se comunicar com alunos de todo o mundo. Para mais informações e novidades, siga a CISAC e a UBC nas redes sociais.

 

Para se inscrever na versão em português, clique aqui.

 

Sobre a UBC:

A UBC – União Brasileira de Compositores - é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. Fundada em 1942 por grandes nomes da música, a UBC atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando no Brasil e no exterior mais de 25 mil associados.

 

 

 

 

 


 

 



Voltar