Apresentação


A UBC - União Brasileira de Compositores - é uma sociedade sem fins lucrativos, regida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a distribuição dos rendimentos de direitos autorais, e o desenvolvimento cultural.

Uma de nossas principais atividades é a de representar seus associados junto ao ECAD - Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais.

O ECAD é um organismo criado em 1973 por força de Lei para centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos produzidos pela execução pública das obras musicais. Este órgão é uma entidade privada dirigida e administrada pelas próprias sociedades que o integram. Em virtude dos valores arrecadados pelos sócios representados, a UBC é uma das sociedades que dispõe de maior número de votos na Assembléia Geral do ECAD, participando ativamente da fiscalização de suas atividades, elaboração dos regulamentos e normas internas que regem as suas atividades, e dos processos de modernização de sua estrutura e métodos.

A UBC representa também seus associados no exterior em mais de 130 países e territórios. Além disso, pelo seu além de ser a sociedade escolhida pelas sociedades congêneres no mundo para representar seus direitos no Brasil.

Fundada em 22 de junho de 1942, a UBC é a mais tradicional sociedade de autores do Brasil e tem uma longa história de luta em defesa dos interesses da classe artística. Fazem parte de seu quadro de associados os compositores, autores, editores musicais, intérpretes, músicos e produtores fonográficos (gravadoras).

O órgão máximo da associação é a Assembleia Geral, da qual participa todo o quadro social. A cada 4 anos, a Assembleia elege a Diretoria que é composta por 7 membros: Diretor-Presidente, Diretor-Superintendente, Diretor-Secretário Geral, Diretor-Administrativo Financeiro, Diretor de Comunicação e Assistência Social e dois Diretores-Vogais. Além deste órgão, a Assembleia Geral elege também um Conselho Fiscal constituído por três membros efetivos e três suplentes, que é responsável, pela aprovação do balanço de contas anual da sociedade.

A UBC conta com um Plano de Rendimento Mínimo no qual os autores e compositores que preencham determinadas condições, estabelecidas em Regulamento aprovado pela Assembléia Geral, podem ser inscritos. A Sociedade também presta assistência social aos seus associados, através do DAS - Departamento de Assistência Social, de acordo com as normas do regulamento específico dessa área. Para mais informações sobre este plano, o associado deverá procurar o Departamento Administrativo na sede do Rio de Janeiro.

A UBC possui sede no Rio de Janeiro e possui filiais (e representantes) em outras regiões do Brasil.

Para se tornar um associado, veja aqui como fazer.

Para obter mais informações sobre a UBC, clique nos tópicos abaixo:



Diretoria
Conselho Fiscal
Quadro Administrativo
Organograma
Estatuto
Regimento Interno


« Voltar

Voltar

© 2000 - 2007 // UBC - União Brasileira de Compositores. Todos os direitos reservados

Melhor visualizado no Internet Explorer 7.0 e no FIREFOX