No

cias

Notícias

Podcasts de música, ferramenta útil de divulgação
Publicado em: 04/10/2018

Imagem da notícia

Formato popular na década passada volta à moda e ajuda a promover o trabalho de inúmeros criadores musicais. Conheça alguns dos mais quentes

Por Kamille Viola, do Rio

Na metade dos anos 00, uma novidade começou a fazer barulho: os podcasts. Basicamente, eles consistiam em um conteúdo de áudio que normalmente ganhava edições periódicas, como um programa de rádio. Mas com algumas vantagens: era sob demanda (ou seja, que o usuário escutasse quando quisesse) e podia ser pausado para que o ouvinte continuasse em outro momento. A onda passou e, quem diria?, mais de dez anos depois, eles são mania na internet de novo. E não param de se multiplicar. Para artistas independentes, podem ser mais uma forma de divulgação de seu trabalho, já que existem podcasts dedicados à música brasileira.

“Estamos vivendo uma nova onda. E creio que o grande impulso foi o lançamento da plataforma nativa de podcasts para Android (Google Podcasts), o sistema operacional mais popular para celulares. Do mesmo modo que o Instagram tornou-se 'mainstream' mesmo depois que finalmente foi lançada a versão para Android”, analisa Alexandre Inagaki, sócio-diretor da PEPN Digital, sobre esse 'retorno de Jedi' do formato. 

Segundo o site Podcast Insights, em junho deste ano existiam mais de 550 mil podcasts. De acordo com uma pesquisa do Edison Research Infinite Dial e do Instituto Nielsen divulgados em março, cerca de 44% da população dos Estados Unidos já escutaram ao menos um podcast na vida. Entre ouvintes que os consomem, 80% costumam escutar cada episódio inteiro ou quase inteiro, e 16% se consideram fãs ávidos do formato. Ainda não há estatísticas sobre os hábitos no Brasil atualmente, mas a ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) realizou recentemente uma pesquisa para traçar o perfil do consumir do formato e em breve deve divulgar os resultados.

A popularização dele por essas bandas, no entanto, é inegável. Grandes serviços de streaming, como o Deezer, já incluíram ferramentas especiais para publicá-los e localizá-los em sua página inicial. Os temas são variadíssimos e vão de música, claro, a esportes, negócios, tecnologia ou religião. 

“A recente campanha publicitária que o Spotify lançou, divulgando em plataformas OOH (Out Of Home) podcasts como Mamilos e Nerdcast, é mais um reflexo do alcance atual da podcastosfera. Quando a gente vê que podcasts como o Mamilos foram parar em outdoors e mídias de metrô, constata que é uma mídia que já alcança públicos significativos e tem potencial para impactar ainda mais pessoas. E, quando a gente vê que Braincast tem 80 mil ouvintes e Mamilos tem 60 mil ouvintes, para citar dois podcasts destinados a públicos mais de nicho, percebe que já impactam uma audiência respeitável”, destaca Inagaki.

Por falar em nicho, música é um dos temas mais populares entre os podcasts. Selecionamos alguns com espaço para a produção nacional e/ou voltados para músicos brasileiros, com entrevistas e dicas.

Drummer Cast. Realizado pelo site Clube do Baterista, recebe bateristas como convidados para falar sobre dos mais diversos aspectos do universo do instrumento. Aulas para pessoas com deficiência, cursos online de bateria e pratos foram alguns dos temas abordados até hoje.

Essenciais. É o podcast mais popular da Deezer sobre compositores brasileiros. Bate-papos informais com grandes nomes da nossa música são intercalados à discografia do entrevistado como fio condutor. Erasmo Carlos (o mais recente, um passeio pela obra do vencedor do Prêmio UBC 2018), Gal Costa, Martinho da Vila, Tom Zé e Elza Soares já foram destaques. 

Podcast TMDQA!. Feito pela equipe do site Tenho Mais Discos Que Amigos!. Os episódios abordam tendências para o cenário musical, trazem entrevistas, dicas, lançamentos nacionais, enfim, tudo sobre o universo musical.

Nóiz com Emicida. O programa recebe rappers e produtores como convidados: Rashid, Kamau, DriK Barbosa, niLL e Felipe Vassão já passaram por lá.

Rock com Vina. O podcast da produtora de Curitiba destaca a cena do rock independente de Curitiba, com entrevistas com artistas locais.

Telefonemas. Realizado pelo jornalista Vinicius Felix, traz entrevistas através de ligações: Skype, Hangouts, WhatsApp... Não existe duração definida para os episódios e há diversos perfis de convidados, inclusive músicos independentes.

Stage Cast. Voltado para dicas para a carreira na música. como fazer parcerias, como criar um curso de música online e como ganhar dinheiro com home estúdio são alguns dos temas abordados.

Vida Fodona.  O jornalista Alexandre Matias faz seleções musicais comentadas por ele que alternam canções brasileiras e estrangeiras, além de edições de melhores do ano e especiais dedicados a artistas recém-mortos, entre outros formatos.

Zuim Podcast. O programa de Haydee Belda passeia por três temas: Brasil Instrumental; Leitura Musicada, com textos de críticos musicais com a trilha sonora correspondente, e Essa é Para Tocar no Rádio, com canções que tinham potencial para fazer sucesso comercial e não fizeram.


 


 

 



Voltar