Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC reúne iniciativas de educação e capacitação para associados
Publicado em 22/07/2020

Cursos próprios, seminários, vídeos educativos e parcerias com instituições de ensino, entre diversas outras ações, reforçam um dos pilares fundamentais da nossa associação: preparar melhores profissionais para o mercado

Do Rio


A estreia da nova rodada do curso online e gratuito “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas”, esta semana, marca outra iniciativa da UBC em sua aposta pela educação dos seus associados – e dos membros da indústria musical como um todo. Nos últimos anos, têm sido várias as ações da UBC pela valorização do mercado através da informação e da capacitação, seja na realização de eventos, seminários, consultorias e projetos de mentoria, seja estabelecendo parcerias com instituições de ensino que oferecem conteúdos relevantes para a profissionalização de quem trabalha com música. 

“Os pilares da da UBC são tecnologia, formação, informação e adaptação. Dentro deste cenário de pandemia, a educação aparece ainda com mais relevância, e nossas iniciativas no desenvolvimento e apoio destas ações serão cada dia mais frequentes e definidoras da identidade da UBC. Queremos colaborar para uma maior conscientização do que é este novo mercado: dinâmico, disruptivo, desafiador”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC. 

Conheça as iniciativas de educação e veja como se capacitar: 

INICIATIVAS PRÓPRIAS

- Cursos sobre Copyright: Além de “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas” (com inscrições abertas e gratuitas), que traça um completo panorama sobre a quem pertencem, como se distribuem e quais são as regras dos direitos autorais, a UBC já havia publicado antes, em português e espanhol, outro curso produzido originalmente pela Cisac University da CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores): “Copyright: História, Cultura, Indústria”. Nele, todo o percurso do copyright e dos direitos de autor, desde a invenção da prensa por Gutenberg, no século XV, ganha uma narrativa fluida e muito informativa.  

UBC Sem Dúvida Música em Audiovisual: Realizado na sede da nossa associação, no Centro do Rio de Janeiro, o evento reuniu importantes players do mercado audiovisual para traçar um panorama sobre as crescentes oportunidades de criação de música para séries, filmes, videogames e outras produções. O registro em vídeo das palestras, seminários e discussões está disponível e contém informação relevante sobre as regras, além de dicas para compositores e músicos que querem atuar neste segmento.

UBC Sem Dúvida Música 360º: Turbinado por uma série diversificada de palestras, debates e workshops protagonizados por grandes nomes do mercado, com um extenso leque de temas que vão do digital à produção de shows, o evento, também realizado na sede da UBC, teve um objetivo bem específico: fomentar a indústria musical através da capacitação e educação. Na ocasião, foram apresentados os participantes do Projeto Impulso (a próxima iniciativa em destaque): bandas Mulamba e Canto Cego e cantor Romero Ferro. Igualmente, uma série de vídeos com os debates está disponível no nosso canal no YouTube.

Projeto Impulso: O inédito projeto de mentoria, capacitação e networking que escolheu três participantes entre 391 candidaturas teve excelentes resultados, documentados ao longo do processo em pílulas informativas publicadas num hotsite especial. A ideia era que, conforme Mulamba, Canto Cego e Romero Ferro fossem evoluindo e aprendendo com o time de craques do mercado, o conhecimento pudesse ser replicado e aproveitado pelos nossos associados em geral. Além disso, esses mesmos mentores deixaram importantes lições em vídeos exclusivos reunidos no nosso canal no YouTube

- Consultorias: Para ajudar os seus associados, a UBC ofereceu este ano consultorias online, gratuitas e exclusivas com Marisa Gandelman, advogada especialista em direitos da indústria do entretenimento e ex-diretora-geral da associação. Os encontros foram durante os meses de abril e meio e tiveram duração de uma hora. 

- Vídeos educativos sobre o beabá dos direitos autorais: Desde o registro do ISRC de uma obra e do que faz a UBC até os diferentes tipos de direitos e os segmentos de arrecadação e distribuição, o básico de um mundo fundamental para a manutenção da indústria – mas, infelizmente, pouco compreendido por muitos – está numa série de vídeos exclusiva. Também publicado no nosso canal no YouTube, o material tem uma linguagem informal e acessível e pode ser consultado por quem quiser.

PARCERIAS

- Music Rio Academy: A iniciativa de capacitação para profissionais do mercado musical, ligada à Vivo e com apoio institucional da UBC, lança nesta quinta-feira (23 de julho) a nova grade de cursos, dobrando o seu portfólio e apresentando conteúdos inéditos. A gerente de Comunicação da UBC, Elisa Eisenlohr, é a coordenadora do curso de direitos autorais. Às 19h desta quinta, uma live apresentará todos os detalhes da nova fase do programa

- Desconto e bolsas para curso de extensão online da PUC-Rio: Associados têm 10% de desconto sobre o preço total e ainda podem concorrer a duas bolsas integrais no curso de extensão online da @PucRio "Música: Produção, Arte e Oportunidade". Se você está na UBC há pelo menos um ano, envie um e-mail para comunicacao@ubc.org.br até o dia 30/7, com o assunto "Bolsa Puc”, respondendo em uma única frase porque essa bolsa ajudaria na sua carreira. As duas respostas mais criativas serão anunciadas no dia 04/08 em nossas redes, e seus autores ganharão as bolsas.

- Universidade Veiga de Almeida: Através de um convênio com a instituição carioca, foram oferecidos descontos aos associados da UBC, de 50% na matrícula e de até 35% nas mensalidades de vários cursos.  
 
 - I Heart Songwriting Club: O clube de composição online sediado na Austrália vem atraindo cada vez mais brasileiros por sua proposta inovadora: reunir gente de diversos países para, através de um método baseado em tarefas e avaliação coletiva, chegar a escrever e produzir músicas. Leitores dos canais informativos da UBC têm 50% de desconto na tarifa inserindo o código UBC2020

- Must Music Academy: Essa academia digital especializada em negócios na música oferece 30% de desconto aos associados da UBC na compra de qualquer curso. Os interessados devem enviar um email para: comunicacao@ubc.org.br.

- FGV: Os cursos de extensão e pós-graduação da FGV com foco em negócios e mercado musical têm descontos para associados da UBC. Para consegui-lo, entre em contato com a FGV ou faça a sua inscrição diretamente no site, que a equipe responsável entrará em contato. Busque aqui o seu curso e consiga seu desconto.

- Música & Negócios: Realizado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio, o programa de extensão universitária, que já certificou mais de 500 alunos, ofereceu em sua mais recente edição descontos de 70% no valor total para associados e ainda doou 20% do valor das matrículas realizadas pelo link exclusivo da UBC para o Fundo Juntos Pela Música. Essa iniciativa solidária se traduziu em mais de R$ 5 mil doados ao programa da UBC e do Spotify criado para socorrer associados em dificuldades financeiras.

LEIA MAIS: Educação musical: investimento que dá frutos
 


 

 



Voltar