Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Ecad anuncia descontos nas cobranças de shows e eventos até final de 2021
Publicado em 03/08/2020

Imagem da notícia

Shows e eventos terão descontos de 50% para contribuir com a recuperação do setor

Foi anunciada hoje pelo Ecad e associações em comunicado uma iniciativa que visa contribuir com a retomada do setor de shows e eventos duramente afetado pela pandemia. Serão aplicados descontos 50% nos licenciamentos de uso de música por execução pública.

“As medidas anunciadas revelam um movimento de flexibilização e sensibilidade da gestão coletiva ao momento que estamos vivendo e alguns dos seus principais atores. O setor de shows foi frontalmente atingido e tem perspectiva de uma retomada lenta e cautelosa. Somos todos parte de um mesmo mercado e precisamos trabalhar juntos” comenta Marcelo Castello Branco, CEO da UBC.   

A redução do valor da licença leva em consideração alguns dos descontos já previstos no regulamento de arrecadação e acrescenta deduções a eles. Veja o comunicado completo abaixo.

 

//

 

Ecad anuncia descontos nas cobranças de shows e eventos até final de 2021

Em razão da pandemia do coronavírus, Associações de música e Ecad fazem nova ação para garantir pagamentos a artistas e compositores. O segmento de Shows e Eventos terá desconto temporário, até dezembro de 2021, no pagamento de direitos autorais de obras musicais, lítero-musicais e fonogramas. 

A iniciativa das Associações que administram o Ecad e formam a gestão coletiva da música no Brasil - Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC – visa contribuir com a retomada do mercado de shows, área abalada pela pandemia.

Desde março deste ano, o Ecad constatou a suspensão de mais de 6 mil eventos mensais. Este número é um indício da queda dos rendimentos em toda a indústria do entretenimento. A decisão da gestão coletiva brasileira vem auxiliar neste cenário e já será praticada a partir de agosto 2020.

Entenda os critérios de desconto para eventos realizados a partir de agosto de 2020:

- Será concedido um desconto de 50% nos licenciamentos que considerem os percentuais sobre a receita bruta ou custo musical, passando de 10% para 5% (música ao vivo) e de 15% para 7,5% (música mecânica).
- Terão direito a essa redução os clientes que estiverem em dia com o pagamento de direitos autorais.
- Os shows e eventos em caráter beneficente recebem mais 30% de desconto, passando 5% para 3,5% (música ao vivo) e de 7,5% para 5,25% (música mecânica).
- No caso de shows de caráter religioso e ingresso com direito a bufê e/ou open bar e para os promotores que disponibilizarem acesso on-line ao borderô de bilheteria via “ticketeira”, oferecemos uma redução extra de 15%.
- Não será possível acumular o desconto de 50% para clientes permanentes e esse valor também não será aplicado a determinados festivais de música e congêneres a partir de valores que estão estipulados nesta ação.
 
Para obter mais detalhes e esclarecer dúvidas, os promotores de shows e eventos devem entrar em contato com as unidades do Ecad em todo o país. 

As Associações de música e o Ecad são solidários ao momento crítico pelo qual passa o país, afetando diversos setores, inclusive toda a classe artística, impossibilitada de realizar suas atividades e eventos de forma regular. A gestão coletiva é a legítima representante da classe artística musical formada por compositores, intérpretes, músicos, produtores e editores, e defende os direitos mundialmente protegidos que garantem a estes profissionais a justa remuneração pelo uso público de suas músicas.


 

 



Voltar