Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Rock In Rio 2017: veja como será a distribuição dos direitos autorais
Publicado em 26/09/2017

Imagem da notícia

A previsão é que o valor pago pelos produtores do evento seja distribuído em novembro e dezembro. Já a distribuição relativa às exibições do festival nas TVs obedecerá o calendário regular.

Por José Alsanne

Nas duas últimas semanas, a Cidade do Rock foi habitada por milhares de fãs de centenas de artistas, que se apresentaram e agitaram o público do Rock In Rio, tanto os presentes quanto os que ficaram em casa assistindo pela TV. Claro que nada disso seria possível sem a criatividade dos compositores das músicas executadas. E é nessa hora que a UBC se faz presente, recolhendo e distribuindo os direitos autorais de execução pública musical a estes criadores.

Neste ano, foram recolhidos no festival o montante de R$ 9,6 milhões através do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - Ecad. A vice-presidente executiva do Rock In Rio, Roberta Medina, reconheceu a importância desse pagamento: “Pagamos direitos autorais para que a alegria e a emoção que acontecem na Cidade do Rock possam ser devolvidas para quem tem responsabilidade pelas coisas que acontecem aqui”.
 


A previsão é que o valor pago pelo festival seja distribuído em novembro (exceto os direitos referentes às execuções na Tenda Eletrônica, que pode ficar para dezembro devido à complexidade na identificação das obras musicais). Veja abaixo como ficará o rateio do valor para os diferentes palcos:
 

Espaços

Palco Mundo

Palco Sunset

Rock District

Tenda Eletrônica

Rock Street

Street Dance

Total

Rateio

70%

20%

4%

4%

1%

1%

100%

O palco Digital Stage (dedicado aos youtubers), as apresentações itinerantes e as realizadas em espaços patrocinados não farão parte desta distribuição.

Vale lembrar que em 2015, 1.396 autores foram beneficiados com a distribuição dos direitos autorais do Rock In Rio. Neste ano, foram realizadas pelo Ecad mais de 210 horas de gravação para ajudar na identificação das obras executadas.

Transmissão na TV

Os direitos relativos à exibição do Rock In Rio nos canais Globo e Multishow serão distribuídos conforme os calendários de TV Aberta e TV Por Assinatura, respectivamente, e seguindo o regulamento vigente.

TV Aberta - janeiro de 2018 (captação de julho a setembro de 2017)
TV Por Assinatura - fevereiro de 2018 (captação de julho a setembro de 2017)


 

 



Voltar