Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC oferece curso online sobre copyright e direitos autorais
Publicado em 17/12/2017

Imagem da notícia

Desenvolvido pela Cisac University, “Copyright: História, Cultura, Indústria” é gratuito e está com inscrições abertas; conteúdo estará disponível no próximo dia 15 de janeiro

Do Rio

Você, que acompanha nossas notícias pelo site, a Revista e as redes sociais, tem lido com frequência por aqui sobre conceitos como copyright, direitos de autor, gestão coletiva... Mas já parou para pensar na origem não só desses termos como, principalmente, do contexto histórico que levou ao seu surgimento e derivou no sistema atual de arrecadação e distribuição de direitos autorais?

Um curso gratuito desenvolvido pela Cisac University, o braço educacional da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac), on-line em inglês desde março de 2016, acaba de ganhar versão em português oferecida pela UBC em parceira com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), vai traçar esse panorama histórico. E de graça. A partir de hoje, é possível se inscrever para participar de uma viagem que começa com a invenção da imprensa por Gutenberg, no século 15, e aterriza na era digital, com seus novos e complexos desafios por uma justa remuneração aos autores. As estações ao longo do caminho serão feitas de muitos artigos, vídeos, discussões interativas, linhas do tempo ilustradas e quizzes para testar os conhecimentos adquiridos.

A educadora por trás de “Copyright: História, Cultura, Indústria” é Marisa Gandelman, advogada especialista em direitos autorais, professora e ex-diretora-executiva da UBC. “Se você é do mercado, o curso o ajudará a entender historicamente que as leis são fruto de processos sociais e que a própria compreensão da necessidade de remunerar aos autores por suas obras não é rígida, muito pelo contrário, sofreu inúmeras transformações. Se você é apenas uma pessoa curiosa pelo tema do copyright, será interessante descobrir que as coisas que consumimos na internet não caíram do céu pela obra de Deus; são o resultado de um trabalho duro por parte dos autores, que merecem e precisam ser pagos por isso”, ela explica.

Marisa conta que a ideia geral do curso, cuja duração prevista é de quatro semanas (ainda que os tempos finais sejam determinados pelos próprios alunos), foi sempre estabelecer perspectivas mais amplas e uma detalhada contextualização histórica. Personagens fundamentais para a consolidação dos conceitos de copyright e direitos autorais, nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Europa continental, são descritos, e figuras e fatos emblemáticos que contribuíram para a consolidação da ideia de autoria ilustram as linhas do tempo.

Apesar de o curso ser gratuito, um upgrade pago permite a realização de um teste final que pode dar a chance de se obter um certificado de conclusão. Chancelado pela Cisac University, esse diploma agrega valor a currículos de profissionais desta área ou de outras. “É educação séria, com conteúdo e qualidade e uma narrativa de contar histórias. A gente salta a lógica dos cursos tipo YouTube, em que o espectador fica lá passivamente vendo um vídeo, para algo com muita interação, discussões, possibilidades de reflexão e lições em formatos variados. Sem dúvida vai atrair, informar e fazer pensar”, conclui Marisa.

O curso estará disponível na plataforma de educação on-line FutureLearn, que o hospeda, a partir de 15 de janeiro. Paralelamente, haverá uma versão em espanhol, também patrocinada pela UBC e destinada a alunos da América Latina, da Espanha, dos Estados Unidos e de outras regiões de fala hispânica. Como no caso do curso em português, as inscrições também já estão abertas, e as aulas igualmente começam em 15 de janeiro.

Nas nossas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn), acompanhe mais notícias e atualizações sobre o curso.

Clique aqui e se inscrevahttps://www.futurelearn.com/courses/exploring-copyright-pt/2


 

 



Voltar