Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC apresenta nova versão de curso gratuito sobre direitos autorais
Publicado em 14/05/2018

Imagem da notícia

Criado por Marisa Gandelman, “Copyright: História, Cultura, Indústria” foi sucesso em sua primeira edição e teve conteúdo revisado; estreia foi nesta última segunda, 14 de maio


Do Rio


Com patrocínio da UBC e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), entrou no ar na última segunda-feira (14) uma nova rodada das versões em português e espanhol do curso on-line “Copyright: História, Cultura, Indústria”, desenvolvido pela Cisac University, o braço educacional da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac). Sucesso na sua primeira edição, em janeiro passado, com milhares de inscritos em ambas as línguas, o conteúdo foi revisado e continua a ser gratuito, oferecendo um panorama histórico e elucidativo sobre as origens dos conceitos de copyright e direitos de autor e as suas implicações no contexto atual das indústrias criativas.

O curso em português teve grande participação e interações em países como Brasil, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, com número notável de alunos também de Cabo Verde, Moçambique, Índia ou França. Agora, a expectativa é que novas discussões e interessantes contribuições ao debate surjam. Você já pode se pré-inscrever e começar a interagir com seus futuros companheiros nesta jornada, prevista para durar quatro semanas — mas cujo ritmo, no final das contas, será ditado por cada um. O curso está hospedado na plataforma FutureLearn, uma das mais renomadas em aprendizagem à distância no mundo todo. 

A educadora por trás do conteúdo é Marisa Gandelman, advogada especialista em direitos autorais, professora e ex-diretora-executiva da UBC. “Se você é do mercado, o curso o ajudará a entender historicamente que as leis são fruto de processos sociais e que a própria compreensão da necessidade de remunerar aos autores por suas obras não é rígida, muito pelo contrário, sofreu inúmeras transformações. Se é apenas uma pessoa curiosa pelo tema do copyright, será interessante descobrir que as coisas que consumimos na internet não caíram do céu pela obra de Deus; são o resultado de um trabalho duro por parte dos autores, que merecem e precisam ser pagos por isso”, ela explica.

Desde a invenção da imprensa, por Gutenberg — com seu decisivo impacto sobre o surgimento do conceito de copyright — aos desafios em contínua transformação da era digital, passando pelas lutas dos autores por visibilidade e voz no século XVIII e o surgimento de sociedades de gestão coletiva no XIX, o passeio é completo. E o material que Marisa criou inclui dezenas de artigos, quizzes, vídeos ilustrados, espaços de debates e até mesmo uma prova final que, mediante um upgrade pago, pode dar acesso a um certificado de participação chancelado pela Cisac University. 

Caso o aluno não queira o certificado, e esteja apenas interessado no conteúdo, pode concluir tudo gratuitamente. 

“Foi uma satisfação total poder concluir o curso mais enriquecido e mais empolgado ainda com o tema. Muitas coisas foram esclarecidas, foi maravilhoso saber a história da luta dos autores. Sempre tive dúvida sobre a diferença entre copyright e direito de autor, e foi ótimo saber que, através dos tratados internacionais, eles hoje se combinam. Agora me parece mais tranquilo o caminho para o ajuste dos direitos nesta era do conteúdo digital”, disse um dos alunos, o DJ e MC paulistano Djose. 

Como ele, Manuel Taborda, produtor cultural e figura de destaque no carnaval da Guiné-Bissau, elogiou a forma como os conteúdos foram apresentados: “Bem resumido, (tive uma) melhor compreensão. Parabéns, fiquei muito satisfeito em aprender esta matéria para o meu uso profissional e entusiasmado cada vez mais sobre a beleza da matéria em direitos de autor.”

As aulas da nova rodada estão disponíveis desde o dia 14 de maio, tanto em português como em espanhol

Nas nossas redes sociais (TwitterFacebookInstagram e LinkedIn), acompanhe mais notícias e atualizações sobre o curso.

Clique aqui e se inscrevahttps://www.futurelearn.com/courses/exploring-copyright-pt/3


 

 



Voltar