Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Portal do Associado estreia Cadastro de Fonograma Online
Publicado em 13/06/2018

Imagem da notícia

Nova função permitirá aos titulares criar rápida e intuitivamente o código ISRC, o número de identidade global de um fonograma, além de enviar áudios e fazer consultas diretamente no sistema da UBC

Do Rio

Os associados da UBC ganham uma nova e ansiada ferramenta para facilitar o cadastro dos seus fonogramas, passo fundamental tanto para receber corretamente os direitos autorais de execução pública quanto para dar usos variados a uma criação musical. Já está no ar, dentro do Portal do Associado, a função Cadastro de Fonograma Online, que permite a criação do ISRC (espécie de número de identidade global de um fonograma) de maneira rápida e intuitiva. 

O ISRC, como se sabe, é fundamental para subir fonogramas em plataformas digitais, sincronizar fonogramas em produtos audiovisuais ou autorizar a fixação deles em discos ou outras mídias físicas. Além disso, sem as informações que estão neste cadastro, o Ecad não consegue fazer o correto pagamento dos direitos de execução pública.

Até agora, os associados conseguiam realizar unicamente o cadastro online de uma obra. Já para cadastrar o fonograma (ou seja, a gravação ou fixação dessa obra), era preciso acessar um antigo mecanismo, o SISRC, algo complexo, com experiência de navegabilidade pouco intuitiva e não adaptado a todos os sistemas operativos. Ou seja, ao dispensar o SISRC, os nossos titulares já podem, em poucos passos, registrar e obter o número ISRC automaticamente e sem sequer precisar sair do Portal do Associado.

"Esta é uma solicitação antiga dos produtores fonográficos que utilizam o sistema Mac, e que são a maioria. A UBC é pioneira neste lançamento", afirma Alexandre Soares, gerente de Desenvolvimento da UBC. "A diferença entre o sistema antigo e o novo é a facilidade de envio dos fonogramas para a UBC. Antes, os produtores tinham que gerar um arquivo e enviá-lo. Agora, o sistema automaticamente envia à UBC os fonogramas cadastrados, sem a interferência do usuário. A base de obras e titulares estará disponível no momento da criação do fonograma, facilitando o processo."

Alexandre diz que a nossa associação espera um aumento na base de fonogramas. "A qualidade do dado será bem melhor, facilitando o cadastro na base da UBC. Com essa facilidade, acreditamos que a produção aumentará, ou seja, mais fonogramas serão enviados."

Outra boa notícia é que há a possibilidade de enviar o áudio da música pela própria plataforma. Este arquivo será enviado para o Ecad para compor o banco de áudio, assim, quando sua música for captada nas rádios ou outros meios monitorados, ela poderá ser identificada automaticamente.

Para habilitar a seção de fonogramas no Cadstro Web do seu Portal do Associado, envie uma mensagem pelo Fale Conosco solicitando acesso ao cadastro de ISRCs.

 

 

 

 


 

 



Voltar