Uma significativa mudança nos critérios de distribuição dos rendimentos de direitos autorais de execução pública aumentará o número de artistas contemplados na rubrica de Músico Acompanhante.
Como resultado do crescimento nos valores da arrecadação de direitos autorais e visando a ampliação no número de titulares beneficiados, a Assembleia Geral do Ecad, em maio de 2012, definiu que a rubrica de distribuição de Músico Acompanhante contemplará todos os fonogramas executados em rádios e TVs abertas adimplentes.
Atualmente são beneficiados os músicos acompanhantes dos 650 fonogramas mais executados nas rádios e 600 nas TVs abertas. A mudança terá início em novembro deste ano, contemplando nesta rubrica 2.600 fonogramas mais executados nas rádios, além dos 600 fonogramas executados na TVs abertas. Em novembro de 2013, o número de fonograma dobrará, sendo 5.200 de Rádio e 1.200 de Tv Aberta. O plano é que ao longo dos próximos cinco anos estes números aumentem gradativamente até que todos os fonogramas contemplados nas rubricas de Rádio e Tv Aberta também sejam na de Músico Acompanhante.
Vale lembrar que no mês de agosto tem distribuição de Músico Acompanhante, a última antes do início mudança, o período de captação vai de janeiro a março de 2012.
|