Assista ao vídeo abaixo e aprenda a usar a ferramenta de busca e liberação de créditos retidos do nosso Portal do Associado. Este tutorial vai te ensinar como buscar retidos, adicionar marcações, enviar protocolos diretamente pelo sistema e acompanhar o status dos seus pedidos de liberação.
Para a utilizar a ferramenta Retido Web, o associado deve ter login de acesso ao Portal do Associado. Se você ainda não possui, faça a solicitação clicando aqui.
Algumas vezes pode ocorrer do crédito para sua obra ou fonograma ficar em suspenso como crédito retido. Este procedimento é uma segurança para o titular de direitos autorais quando sua obra ou fonograma não foram identificados no momento da distribuição. Isso pode ocorrer por algumas razões como a falta de cadastro da obra, obra captada com título incorreto ou com grafia diferente do que foi registrado e falta de maiores informações sobre a obra (como o nome dos intérpretes, por exemplo), disputas e duplicidades de titularidade.
O crédito fica retido até o prazo de 5 anos, a contar do dia 1º de janeiro do ano subsequente ao repasse da distribuição. Por exemplo, se a sua música for interpretada em um show antes de ter sido registrada em nossa base de dados, quando for feita a distribuição dos valores de direitos autorais arrecadados, esta obra ficará com o crédito retido. Então, se a distribuição tiver sido feita em março de 2014, por exemplo, você ainda poderá receber este crédito até 2019 mediante o cadastro correto das informações pendentes.
A melhor maneira de evitar que o crédito para a sua obra ou fonograma fique com o status de “retido” é certificar-se de que todas as informações sobre sua obra ou fonograma estejam corretamente cadastradas na UBC.