Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Revista Billboard ganha versão brasileira
Publicado em 04/09/2009

Imagem da notícia

O Brasil ganhará uma versão verde e amarela da revista Billboard a partir do próximo dia 10 de outubro. Considerado uma das mais importantes publicações do gênero musical e cultural do planeta, o título foi licenciado e passará a ser publicado mensalmente pela editora BPP.


Com tiragem inicial de 30 mil exemplares e distribuição nacional, a revista chega ao mercado editorial com a pretensão de repetir, no território brasileiro, o sucesso e a valorização que conquistou no mercado norte-americano e mundial em uma trajetória de 116 anos. O preço da publicação na banca ainda está em processo de definição.


Publisher da publicação e um dos responsáveis por negociar o licenciamento do título com a matriz dos Estados Unidos, Antônio Camarotti conta que o processo de concepção da ideia até a aquisição dos direitos da revista e os acertos para a sua publicação nacional levou mais de um ano. Ele também revela que, junto com seu sócio, Ronaldo Maiorana, percebeu que tanto o mercado leitor quanto a indústria da música nacional precisavam de uma publicação com o peso da marca da Billboard. "Vimos que havia uma lacuna de um título que abordasse a música, em todas as suas vertentes, e servisse como parâmetro ao mercado. Assim como acontece nos Estados Unidos, queremos fazer da Billboard uma referência para a indústria musical do Brasil", projeta Camarotti.


De acordo com o publisher, 60% do conteúdo da Billboard brasileira será formado por matérias e assuntos ligados a música nacional. O restante será disponibilizado para a abordagem de assuntos atuais da musica e do cenário da cultura internacional. Considerados como a principal referência da marca Billboard no mundo, os tradicionais rankings da publicação também terão um importante destaque na versão brasileira.


"Faremos rankings das músicas mais tocadas e dos álbuns, que servirão como referência tanto para os leitores como para o mercado. Os rankings norte-americanos também serão replicados na publicação", explica Camarotti. Para a produção do conteúdo nacional, a editora trabalha em parceria direta com a matriz dos Estados Unidos e contará com uma equipe de colaboradores e articulistas. Toda a parte comercial da revista e as parcerias com os anunciantes são terceirizadas, ficando sob a responsabilidade da Ômega Mídia.


Parcerias e mercado publicitário

Para impulsionar o seu lançamento, a Billboard nacional fechou uma parceria com a Rádio Mix FM, que será a rádio oficial do título no Brasil. O lançamento da publicação será marcado com uma festa, que acontecerá em São Paulo (cuja data ainda não foi definida) e com uma campanha publicitária. No momento, a publicação trabalha com uma house para a realização de sua comunicação, mas o publisher conta que eles já estão em processo de escolha de uma agência de publicidade.


Em relação aos anunciantes, as expectativas dos dirigentes da publicação são bem otimistas. "Nosso público alvo permite a captação de qualquer tipo de anunciante, dos mais variados segmentos. Temos um projeto de crescimento traçado para o primeiro ano", revela o publisher, sem mencionar os valores estimados pela editora. O primeiro número da Billboard brasileira trará na capa o cantor Roberto Carlos, que comemora 50 anos de carreira neste ano de 2009.


Bárbara Sacchitiello

 

 



Voltar