Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Artistas gospel têm destaque no Hub dos Compositores do Spotify Brasil
Publicado em 22/01/2021

Nova funcionalidade da maior plataforma de streaming do mundo começa a contemplar criadores nacionais; trata-se de um espaço que reúne as canções em páginas dedicadas a quem as escreveu, e não só através dos perfis dos intérpretes, como até agora

Do Rio

Anunciado internacionalmente em dezembro, o Hub dos Compositores, uma nova seção de playlists que o Spotify criou para dar maior visibilidade ao trabalho dos criadores das mais de 50 milhões de canções armazenadas na plataforma, começa a reunir perfis de brasileiros. Segundo um levantamento da UBC, uma importante fatia dos ainda poucos compositores nacionais com páginas já existentes ali é oriunda do universo gospel, em linha com a estratégia do Spotify de valorizar esse segmento, um dos que registraram maior crescimento nos últimos meses.

O ambiente especial conta com uma série de playlists individuais para cada compositor, agregadas na aba “Escrita Por”, além de outros conteúdos como os compositores em destaque, os lançamentos em destaque, podcasts sobre a arte de criar músicas e bibliotecas específicas para determinados tipos de música, além de outras formas de organização. 

Alguns dos criadores brasileiros que já aparecem ali são os associados da UBC Helio Bentes (criador de obras para sua banda, Ponto de Equilíbrio, e também para artistas como D2, Ruxell ou Adonai); Luiz de Assis (da banda Vibrações) e Lucas Kastrup (também da Ponto de Equilíbrio). 

Como se trata de um espaço editorial, ou seja, sujeito à curadoria dos editores do Spotify, é preciso esperar até que um determinado compositor ganhe uma página. Porém, agregadores digitais, produtores e os próprios artistas podem recomendar criadores aos editores, através da ferramenta Spotify for Artists, para que novos perfis sejam criados. 

“Com o lançamento do Hub para artistas, continuamos contribuindo para a evolução da maneira como a música é descoberta, apreciada e desfrutada pelo mundo. As pessoas sabem quem é o artista, mas muitas vezes não sabem quem são os compositores por trás dele. Se pudermos ajudar a fazer essas conexões, permitiremos às pessoas descobrir novas músicas e abrir oportunidades de carreira em potencial para o compositor. Tudo está relacionado com a nossa missão de ajudar os criadores a viverem do seu trabalho”, disse Jules Parker, diretor mundial de compositores e relações editoriais do Spotify.

Uma forma simples de acessar o hub sem ter que conhecer o seu link direto é escrever “Compositores” no espaço de buscas e, entre as opções de resultados, selecionar Gênero > Compositores. Outra maneira é acessar os créditos de uma música (se for através do celular, clicando em “...”) e marcar o nome do compositor. Se ele já tiver uma página própria no Hub, você será direcionado a ela. 

LEIA MAIS: Duas formas de usar o Spotify ao seu favor

LEIA MAIS: Estratégias para profissionais da música nas plataformas online: Spotify

 

 

 


 

 



Voltar