Conheça o potencial do Canvas e confira dicas de como usar a ferramenta a favor do seu lançamento
Do Rio
O Spotify Canvas é a ferramenta que permite que os artistas adicionem efeitos visuais de curta duração às suas músicas no serviço de streaming. Segundo a Billboard, o aparato aumenta o fluxo para a música em até 120%. O recurso é muito mais do que a adição de imagem a sua música, é a oportunidade de criar novas estratégias e atrair os seus fãs de forma inovadora.
De acordo com o Spotify, com conteúdos certeiros e criativos, o Canvas tem um enorme potencial para aumentar significativamente os streams, compartilhamentos da faixa e visitas ao perfil do artista. Além disso, a ferramenta pode economizar até 114% dos seus investimentos em divulgação.
“Está em suas mãos criar a experiência completa para seus ouvintes. Embora o processo de criação de um Canvas exija um pouco de tempo e esforço extra, achamos que vale a pena”, afirma o Spotify em seu blog.
Além de não ter sincronização com a música, o Canvas só permite clipes de até oito segundos, logo, a ideia não é fazer com que imagem e áudio estejam sintonizados. A ferramenta possui métricas que ajudam os artistas a entenderem o total de fluxos, ouvintes e salvamentos. Com a contagem de visualizações, que também funciona como o insight “impressões”, é possível determinar a eficácia do seu Canvas, por exemplo. No marketing, isso é conhecido como “funil”, processo que mostra o caminho do ouvinte para se tornar admiradores de uma marca. O Canvas é mais um recurso que pode somar para converter curiosos em verdadeiros ouvintes e fãs. Então, vale se dedicar na qualidade e na estratégia que será usada na ferramenta.
CINCO DICAS PARA USAR O SPOTIFY CANVAS:
1) Pense fora da caixa, seja pessoal e leve ao seu público o que eles têm curiosidade ou gostam de ver;
2) Evite cortes rápidos: como o trecho já vai ser curto (de 3 a 8 segundos), tente escolher um clipe contínuo para facilitar o entendimento da imagem;
3) Abuse da criatividade! Vale adicionar trecho do seu videoclipe, uma imagem tridimensional que tenha a ver com o marketing da música, um gif ou até mesmo só uma paisagem;
4) Deixe que a imagem fale por si só, não há necessidade de sobrecarregar com informações. A proposta do Canvas é tornar a experiência de escuta da música ainda mais agradável.
5) No processo de lançamento de uma música de trabalho, vale alterar o Canvas de suas outras faixas com chamadas para conhecer o seu trabalho do momento (o Canvas pode ser alterado quantas vezes quiser);