Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Cisac internacionaliza campanha educacional sobre a prática de buy-out
Publicado em 09/06/2021

A Confederação inaugurou a plataforma Your Music Your Future International para informar compositores sobre a venda de direitos autorais

Do Rio

A Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac), lançou hoje, a plataforma Your Music Your Future International, uma campanha educacional global sobre aquisições de direitos autorais. Com o objetivo de ter maior aderência, o site adicionou, quatro novos idiomas, com o apoio das sociedades membros da CISAC na França, Brasil, Espanha, México, Portugal e Finlândia. Os novos portais, em francês, espanhol, português e finlandês, levarão a campanha a mais países e ajudarão mais compositores a entender suas opções diante da prática crescente de compra de direitos autorais

Os sites fornecem estudos de caso e testemunhos de criadores em diferentes países. A iniciativa de educação global foi lançada em fevereiro e é um desdobramento da iniciativa liderada por compositores. O movimento Your Music Your Future foi fundado nos Estados Unidos em 2019, é estritamente educacional e já possui mais de 15 mil membros. 

Em um mundo transformado pela pandemia, os serviços de VOD cresceram de forma ainda mais acentuada do que antes. A aceleração do mercado audiovisual poderia e deveria representar um alento e oportunidade para compositores de trilhas sonoras originais em tempos instáveis, já que as exibições crescentes desses produtos audiovisuais geram direitos que constituem a principal forma de renda de um tipo muito particular de criador musical.

Ao mesmo tempo, o momento tratou de sublinhar um problema que já se observava antes da pandemia, a famosa e polêmica prática do buy-out, cada vez mais conhecida por aqueles que fazem parte da cadeia criativa de produção audiovisual. Esses contratos estipulam que o criador das trilhas musicais são tratados apenas como prestadores de serviço e precisam abrir mão de quaisquer direitos relacionados às suas obras e fonogramas em troca de um pagamento único, pela prestação de serviço. Apesar de teoricamente atrativos, especialmente para aqueles tentando iniciar uma carreira em um mercado muito competitivo, o modelo é extremamente prejudicial a longo prazo para os compositores, que perdem qualquer participação no possível sucesso do produto no qual a música foi inserida. Basta lembrar do enorme sucesso da série "Stranger Things" e como a música da trilha tem papel fundamental na série para começar a entender a injustiça envolvida.

O Your Music Your Future surgiu como um movimento de compositores americanos contra essa prática e rapidamente se expandiu, ao ponto da CISAC ter se envolvido no projeto para não só dar apoio mas procurar internacionalizar o movimento, já que essa prática que antes se restringia mais aos EUA agora se torna estratégia global de muitos produtores de audiovisual.

O espírito do movimento é aquele que também move as sociedades de gestão coletiva, na união há força e onde há força, muda o poder de barganha e justiça nas negociações. Mais do que nunca, é fundamental que compositores tenham consciência dos seus direitos.

A UBC, em parceria com a sociedade portuguesa SPA e a CISAC foram peças chave para a criação da versão portuguesa e agora conta com a ajuda de vocês para espalhar a informação. Juntem-se à comunidade no site, divulguem em suas redes e ajudem a proteger um direito que está em risco.

LEIA MAIS: Cisac e Your Music Your Future lançam plataforma educativa sobre buy-out

 

 

 


 

 



Voltar