Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Tradições UBC homenageia Anastácia, a “Rainha do Forró”
Publicado em 25/06/2021

Na próxima quarta-feira (30), acontece o Arraiá UBC para celebrar a vida da cantora e compositora com mais de 60 anos de carreira

Do Rio


Foto: Man Produções

Sempre reverenciando a música brasileira e dando visibilidade aos nossos artistas, a UBC anuncia seu mais novo projeto: o Tradições UBC. O evento tem como objetivo consagrar grandes movimentos culturais brasileiros e seus representantes. Neste ano, o tema é a celebração mais tradicional do Nordeste: a Festa Junina. O encontro acontece na próxima quarta-feira (30), às 19h30, com transmissão ao vivo no canal de Youtube da UBC.

O “Por Elas Que Fazem A Música” de 2021, primeiro relatório sobre o tema entre as associações musicais brasileiras, revela que quase 80% das entrevistadas afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação de gênero e 53% jamais recebeu valores de direitos autorais pelos mais variados motivos. Rompendo o triste histórico de desvalorização e invisibilização da mulher compositora em nosso país, a primeira edição do evento homenageia o ícone Anastácia com o “Arraiá UBC”. 

Como dito pelo nosso Diretor Presidente, Paulo Sérgio Valle, “Nada mais revolucionário do que uma tradição que se renova”. O projeto tem por objetivo reconhecer artistas e movimentos artísticos que contribuíram para a formação da cultura brasileira. Com periodicidade anual, cada edição do evento dará espaço para um diferente estilo musical.

“O Troféu Tradições é uma forma da UBC valorizar os movimentos regionais. O Brasil é um país continental e a cultura regional precisa ser valorizada por sua natureza e potencialidade que muitas vezes extrapolam os limites geográficos. A música brasileira não tem limites”, afirma Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC.

O show do “Arraiá UBC” celebra a trajetória musical de Anastácia e conta com participações especiais de Zeca Baleiro, Mariana Aydar e Mestrinho. Além disso, a diretora a UBC, Paula Lima, fará a abertura do evento. No palco não vão faltar sucessos, como “Xote da Gameleira”, “Canção pra Bob Marley”, “Cheguei pra ficar”, "Contrato de Separação”, “O amor de Zabelê”, “Doce Cachaça”, “Saudade Matadeira”, “Tenho Sede/ Eu Quero Um Xodó”, entre outros. O evento acontece no Canto da Ema, tradicional reduto do forró em São Paulo, e conta com transmissão ao vivo pelo Youtube da UBC.

 

CONHEÇA ANASTÁCIA, A RAINHA DO FORRÓ

Nascida em Recife, como Lucinete Ferreira, Anastácia chega aos seus 80 anos com vitalidade e voz impecável. Cantando profissionalmente há pelo menos 65 anos, a artista já conta com mais de mil composições gravadas em vozes como Gal Costa, Gilberto Gil, Nana Caymmi e Luiz Gonzaga e possui uma indicação ao Grammy. Parceira musical de Dominguinhos por anos, escreveu somente junto a ele mais de 250 músicas, algumas que se tornaram uns dos maiores sucessos da MPB,  como “Eu só quero um xodó” e “Eu tenho sede”. 

Com o intuito de divulgar o trabalho e o talento de Anastácia, a UBC iniciou ontem uma série de vídeos que contam a história da Rainha do Forró. Com narração de Alceu Valença, Zeca Baleiro e Miguel Toscano, os episódios serão postados diariamente até 30/06, dia do Arraiá UBC. 
 

LEIA MAIS: Próximo Conexões UBC vai analisar o mercado fonográfico nacional

LEIA MAIS: Primeira parcela do acordo da TV Band será distribuída no pagamento deste mês

LEIA MAIS: Representatividade feminina na música ainda é um problema atual


 

 



Voltar