Pesquisa mostra que a receita de direitos autorais do segmento caiu drasticamente em 2020 e divulga ranking das músicas mais tocadas da década
Do Rio
A pandemia do novo coronavírus impactou significativamente o setor musical. No segmento de Festa Junina não foi diferente. Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, a seção foi uma das mais impactadas na arrecadação e distribuição de direitos autorais em 2020, com queda de 83% comparado ao ano de 2019. Na busca de movimentar e animar o setor, o Ecad divulgou uma lista com as 20 canções mais tocadas nos festejos juninos dos últimos 10 anos.
O primeiro ano de pandemia no Brasil teve resultados desconfortantes para o setor. A ausência de eventos presenciais e grandes festas para celebrar o São João fez com que autores, intérpretes, músicos, produtores fonográficos e editores tivessem quedas bruscas em seus rendimentos.
Mas, para celebrar a festa mais tradicional do Nordeste, o Ecad realizou um levantamento das músicas mais tocadas nas festas juninas na última década. A iniciativa tem como objetivo exaltar a importância dos responsáveis pelas canções tradicionais desta época.
No topo do ranking nos últimos quatro anos está “Festa Na Roça”, de Mario Zan e Palmeira. Na oitava posição está “Eu Só Quero Um Xodó”, de Anastácia e Dominguinhos. Conhecida como a Rainha do Forró, Anastácia é a homenageada da primeira edição do Tradições UBC. O evento tem como objetivo consagrar grandes movimentos culturais brasileiros e seus representantes. Neste ano, o tema é a celebração do famoso Arraiá. Com show de Anastácia e participações especiais de Zeca Baleiro, Paula Lima, Mariana Aydar e Mestrinho, o encontro acontece hoje (30) às 19h30, no Canto da Ema, tradicional reduto do forró em São Paulo, e conta com transmissão ao vivo pelo Youtube da UBC.
Confira o ranking das músicas mais tocadas no segmento de festa junina brasileira de 2011 a 2021:
LEIA MAIS: Primeira parcela do acordo da TV Band será distribuída no pagamento deste mês
LEIA MAIS: Representatividade feminina na música ainda é um problema atual