Jornalistas querem fomentar participação feminina na área; veja como participar
Do Rio
Chris Fuscaldo e Kamille Viola, as jornalistas responsáveis pela pesquisa. Créditos: Rafael Catarcione e Daniela Dacorso
Como diversas outras áreas ligadas à música, a pesquisa também sofre com a pouca visibilidade para mulheres que atuam na área. Pensando nisso, as jornalistas Chris Fuscaldo e Kamille Viola decidiram descobrir quem são as mulheres que pesquisam, escrevem ou falam sobre música em seu dia a dia profissional no Brasil.
Elas lançaram um formulário de pesquisa para ajudá-las a mapear essas profissionais, sejam elas jornalistas, acadêmicas ou pesquisadoras independentes, e esperam que ele chegue ao maior número de mulheres possível.
O primeiro passo depois da consolidação desses dados é criar um banco de fontes para jogar luz sobre o trabalho dessas mulheres. A ideia é que essas profissionais sejam consultadas para reportagens e projetos audiovisuais relativos à música, entre outros.
“O objetivo principal é criar uma rede de apoio e escrever essa história com o intuito de desinvisibilizá-las no mercado”, explica Chris Fuscaldo, autora de livros como “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira” (Garota FM Books) e “Viver é Melhor Que Sonhar: Os Últimos Caminhos de Belchior” (Sonora Editora).
A iniciativa é independente e, planejam as idealizadoras, não para por aí.
“A longo prazo, a ideia é partir para um projeto transmídia, com muitos desdobramentos diferentes, como lives, videosséries e um podcast”, detalha Kamille Viola, autora de “África Brasil: Um Dia Jorge Ben Voou Para Toda a Gente Ver” (Edições Sesc São Paulo).
Para participar da pesquisa, basta responder ao formulário de perguntas: https://tinyurl.com/yxnyru4p.
No mês da mulher, a UBC publicou há alguns dias a quinta edição do relatório Por Elas Que Fazem a Música, um documento que, ano a ano, vai ajudando a medir a evolução da participação feminina no mercado. Entre outros dados, a pesquisa mostrou que, num ano de 2021 ainda muito impactado pela pandemia, a participação feminina no quadro de associados da UBC cresceu de 15% para 16%, e a participação percentual da faixa etária de 18 a 30 anos ultrapassou pela primeira vez a das mulheres de 31 a 40, o que sinaliza uma clara renovação.
Já nesta terça-feira (22), a UBC lança o inédito documentário “Cantautoras”, uma produção realizada em parceria com a Amazon Music para jogar luz sobre o percurso das mulheres compositoras no Brasil. O curta-metragem conta com a participação de Marina Lima, Sandra de Sá, Vanessa da Mata, Fernanda Abreu, Anastácia, Paula Toller, Ana Carolina, Monique Kessous, Luedji Luna, Ana Clara, Fernanda Takai, Marisa Monte, Iza, Giulia Be e Adriana Calcanhotto.
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