Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Dona Onete é a homenageada na segunda edição do Troféu Tradições
Publicado em 08/06/2022

Imagem da notícia

Nos 80 anos da UBC, cantora e compositora mostra toda sua potência histórica e musical em show no Theatro da Paz, em Belém, que contará com participações de Fafá de Belém, Jaloo, Mestre Damasceno e outras surpresas 

Por Akemy Morimoto, do Rio 

Estrela responsável por sucessos como “No meio do Pitiú”, “Jamburana” e “Banzeiro”, Dona Onete é a grande homenageada na segunda edição do Troféu Tradições. Com o objetivo de valorizar os movimentos regionais de um país continental, o Prêmio será realizado no lendário Theatro da Paz, em Belém, no dia 22 de junho e terá uma dupla comemoração, já que é o mesmo dia em que a UBC comemora seus 80 anos. O show, que conta com a participação de artistas como Fafá de Belém, Jaloo, Mestre Damasceno, Lucas Estrela, Félix Robatto, Aqno Carimbó Sancari, é aberto ao público mas também terá transmissão ao vivo através do Youtube da UBC, às 20h30. Garanta o seu ingresso clicando aqui. 

A artista paraense com 82 anos de vida é a prova de que nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos. Antes de se tornar cantora e compositora, Dona Onete foi professora de história durante 25 anos e secretária da cultura em cidades do interior do Pará. Somente aos 72 anos que Dona Onete lançou seu primeiro álbum. A voz rouca da diva do carimbó chamegado não demorou para ser reconhecida no Brasil e no exterior. Com mais de 300 canções autorais, a artista construiu uma trajetória marcante como uma mulher forte e independente. 

“Estou radiante de felicidade. Todas as homenagens que quiserem me fazer, que façam em vida, que eu quero ver o quanto eu sou querida (risos). Fico muito feliz por um reconhecimento desse que é de ordem nacional. Nunca pensei que isso ia acontecer comigo. Eu sou de Cachoeira do Arari (interior do Pará), caí de paraquedas na música. É uma honra muito grande poder representar o povo do Pará e da Amazônia”, comenta Dona Onete. 

Além de Dona Onete, o espetáculo no Theatro da paz conta a participação especial de Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Jaloo, Mestre Damasceno, Lucas Estrela, Félix Robatto, Aqno e o grupo de Carimbó Sancari. A direção ficará a cargo de Batman Zavareze, artista visual e designer responsável por trabalhos com Marisa Monte, Los Hermanos, Roberto Carlos, Rubel, Tribalistas, dentre outros. 

Sobre a apresentação, Dona Onete adianta que será uma noite muito alegre e com muita cantoria: 

 “Quero me preparar, ir bem bonita receber as homenagens e cantar minhas músicas com outros artistas importantes que cantam o Pará pro mundo também. Vamos cantar o que é nosso, viver o que é nosso, fazer a festa no Theatro da Paz e festejar o que temos de especial”, afirma. 

Segundo Paulo Sérgio Valle, Diretor Presidente da UBC: “Dona Onete é a tradição que não tem tempo, que se renova como o vento, e nos surpreende a todo momento”. Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo, reforça o compromisso da UBC em valorizar a pluralidade da música brasileira: “O Troféu Tradições deste ano vai para o Pará, o Carimbó, outra expressão da excelência e diversidade da riqueza da música brasileira exemplarmente representada pelo talento e coragem de Dona Onete, uma vida dedicada à cultura e à música. Seguimos com nosso propósito de valorizar a pluralidade e singularidade de nossos titulares em suas maiores capacidades”. 

Esta é a segunda vez que o troféu homenageia uma compositora. Na primeira edição do prêmio, em 2021, a UBC homenageou Anastácia, conhecida como “Rainha do Forró”. Natural do Recife, a artista é parceira de Dominguinhos em mais de 250 canções.  

VEJA MAIS: O Troféu Tradições em homenagem à Anastácia, a Rainha do Forró 

Segundo dados divulgados na edição deste ano do estudo “Por Elas Que Fazem a Música”, realizado pela própria UBC, em 2021, dos quase 8 mil novos associados, 18% foram mulheres. Neste mesmo ano, elas representaram 16% do quadro total de associados, o que corresponde a um aumento de um ponto percentual em relação aos 15% de mulheres de 2020. Porém, mesmo com o aumento no número de associadas, pelo terceiro ano consecutivo, o valor distribuído para mulheres continua estagnado em 9%, e entre os 100 titulares com maior rendimento vindo do exterior, apenas 13 são mulheres.  

A cantora e diretora da UBC Paula Lima fala sobre a representatividade de Dona Onete: "Dona Onete é referência. Uma paraense que traz na sua identidade a alegria, o orgulho do Norte, a liberdade em exercer o seu ofício de forma inspiradora”. 

LEIA MAIS: Pesquisa: menos de 5% dos cargos executivos da música são ocupados por negros 


 

 



Voltar