Com o objetivo de conscientizar compositores ao redor do mundo sobre a prática de buy-out, a iniciativa lança sua sexta extensão
Do Rio
A campanha de conscientização Your Music Your Future (sua música, seu futuro), inaugurada nos Estados Unidos para informar os compositores sobre a crescente prática do buy-out, acaba de ser lançada também em alemão. O projeto, que já tinha versão em cinco idiomas, ganha, nesta terça-feira (29), mais uma extensão, dessa vez, em alemão. O objetivo é conscientizar compositores ao redor do mundo sobre os direitos e os modelos de contrato que, apesar de possuírem particularidades em cada território, também têm problemas em comum.
O novo site em alemão foi ao ar neste mês em colaboração com a sociedade musical GEMA. A organização firmou a parceria com a Cisac para construir o recurso e ajudar os criadores de música de língua alemã a entender melhor suas opções quando confrontados com ofertas de compra por usuários de suas obras.
"Artistas ou criadores nunca devem abrir mão de seus direitos sobre músicas ou obras em contratos de buy-out. Mesmo vários anos depois, outra pessoa pode fazer o que quiser com a sua música, e você não verá um centavo por isso. Isso não é apenas injusto, é injusto e injustificável. E de repente sua música está concorrendo a um grande comercial – todo mundo está ganhando com isso, exceto você que é o autor? É seu DIREITO ter uma opinião sobre quem, o quê e com que valor sua arte é explorada”, conta a compositora e musicista Diane Weigmann, membro adjunto do Conselho GEMA.
A YMYFI foi criada em fevereiro de 2021. O projeto deu grandes passos e ganhou amplo apoio. Com mais de 20 mil assinantes, as versões do YMYFI estão agora disponíveis em seis idiomas (inglês, francês, espanhol, português, finlandês e alemão). A campanha é uma resposta à crescente demanda por clareza em torno das práticas de buy-out É o único recurso global de informações para compositores, que oferece informações e orientações esclarecedoras sobre buy-out.
“Estou emocionado que Your Music Your Future tenha sido adaptado para o aprimoramento de compositores em todos os países de língua alemã. Esta campanha de educação é para compositores, feita por compositores de todo o mundo, e foi projetada para ajudar os criadores de música a entender seus direitos, suas escolhas e as ramificações dessas escolhas. A educação é a chave. Este não é um problema apenas na Europa ou nos EUA, é um problema global, e é por essa razão que os compositores devem estar juntos. Não estamos sozinhos nisso”, afirma Joel Beckerman, compositor e fundador de Your Music Your Future nos EUA.
O buy-out, como a UBC vem informando em diversas matérias, entre elas a capa da edição 44 da Revista, é a compra total, muitas vezes imposta, por grandes produtores audiovisuais dos direitos autorais das canções criadas para séries ou filmes, o que impede que seus criadores recebam valores futuramente pela comunicação dessas obras ao público.
O assunto também foi pauta do Conexões UBC, que contou com a participação de Peter Strauss (gerente Internacional, Distribuição e Licenciamento da UBC), Joel Beckerman (fundador do Your Music Your Future), Cristina Perpiñá-Robert Navarro (diretora de assuntos jurídicos da Cisac), Ygor Valerio (sócio da CQS/FV Advogados) e Marisa Gandelman (ex-CEO e consultora de direitos autorais da UBC).
VEJA MAIS: Conexões UBC | Royalties vs Buyouts - ouça os especialistas
Historicamente, aos autores para cinema, TV e outros meios audiovisuais era oferecido um tipo de acordo típico que lhes permitia receber pela cessão dos direitos autorais aos organismos de radiodifusão e plataformas de streaming, por exemplo. Com o buy-out, muitos produtores os pressionam a renunciar aos ganhos sob pena de não serem contratados para o trabalho.
As obras dos autores e compositores de música constitui uma parte indispensável da estrutura narrativa no cinema e na TV, tão importante como as contribuições dos roteiristas e diretores. Tradicionalmente, a arrecadação de direitos autorais tem sido uma fonte de receita segura para os criadores, o que muda completamente com o buy-out. É exatamente para conscientizar sobre essa importante questão que a Confederação internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) e a Your Music Your Future se uniram para lançar um site que traz uma ampla abordagem sobre o buy-out.
Compras x Royalties: qual é o melhor negócio?
Tradicionalmente, a receita de royalties tem sido a única fonte confiável de ganhos para os criadores, garantindo-lhes a segurança de um fluxo de renda contínuo. Hoje, cada vez mais, plataformas e emissoras estão impondo aquisições aos compositores (incluindo direitos de execução) em troca de uma taxa fixa.
As aquisições mudam a equação da remuneração com implicações importantes para as carreiras dos compositores. Estudos de caso e relatos dos artistas que aparecem no site do YMYFI mostram que muitos compositores se sentem obrigados a aceitar aquisições por medo de suas carreiras futuras.
LEIA MAIS: Cisac e Your Music Your Future lançam plataforma educativa sobre buy-out