Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Natura Musical 2022 abre inscrições para edital
Publicado em 22/08/2022

Imagem da notícia

Pela primeira vez a plataforma cultural oferece patrocínio para projetos brasileiros em intercâmbio com países latino-americanos. As inscrições vão até nove de setembro, às 17h 

Do Rio 

Com cerca de R$ 184 milhões investidos em 600 artistas e projetos em todo o Brasil desde 2005, a Natura Musical abriu nesta quarta-feira (17) as inscrições de editais para mais uma edição. Desta vez, a plataforma cultural traz como novidade a criação da categoria Música Brasileira na América Latina. No total, serão disponibilizados 6 milhões de reais. Clique aqui e saiba como se inscrever. 

Com o objetivo de conectar artistas e bandas, que já possuem reconhecimento de crítica, público e mercado no Brasil, surge a categoria “Música Brasileira na América Latina”, válida apenas no edital nacional. A plataforma, que patrocinou artistas como Linn da Quebrada, Emicida, Letrux e Tuyo, pretende inserir os participantes deste segmento na cena de outros países, principalmente latino-americanos, onde a Natura já tem atuação, como Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, por meio de ações como turnês com participações de artistas locais ou até mesmo da criação de obras através do intercâmbio cultural.  

Já nas outras duas categorias (“Novos Trabalhos e Circulação” e “Programação ao Vivo”) não há restrição para inscrição, então, valem propostas de diversas naturezas. Nelas, cabe inscrever produções e lançamentos de novos trabalhos como:  álbuns, clipes, turnês, além de projetos de circulação e programação que fomentem a experiência presencial de música ao vivo em casas de shows, festivais, mostras, residências e instituições culturais. 


Fernanda Paiva – Head of Global Cultural Branding da Natura | Foto: Divulgação

“Esse ano, estamos avançando mais um passo no nosso compromisso de valorização da música brasileira. Acompanhando a expansão da marca para novos territórios, queremos expandir e renovar a nossa rede de artistas que projetam a nossa cultura para outros territórios. Além disso, continuaremos fomentando a pluralidade do que está sendo produzido artisticamente por aqui e vamos intencionalmente incentivar as experiências ao vivo - sejam turnês, programações, festivais, tão importantes para movimentar a economia da cultura e formar e expandir plateias”, explica Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. 

Para a edição 2022, será disponibilizado, no total, R$ 6 milhões, sendo R$ 2 milhões para projetos em âmbito nacional e de conexões com outros países, R$ 1 milhão para Minas Gerais (via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – LEIC), R$ 1 milhão para Bahia (via Lei FazCultura), R$ 1 milhão para o Pará (via Lei Semear) e R$ 1 milhão para o Rio Grande do Sul (via Lei Pró-Cultura). 

Os projetos serão avaliados por um grupo de curadores formado por artistas, produtores, jornalistas, empreendedores e profissionais de diferentes origens e trajetórias no mercado musical. Eles serão analisados individualmente e coletivamente, com base nos critérios de relevância musical — a partir da autenticidade de suas linguagens, das narrativas e impacto na cena, da sua capacidade de mobilização, de trazer frescor para a cena, do compromisso com o impacto positivo, além do potencial de conexão com outras redes e públicos. Os detalhes podem ser consultados no regulamento do edital. Em breve, a UBC vai oferecer para os seus titulares uma oficina on-line com dicas práticas para inscrição no edital. Fique atento aos canais de comunicação da associação para saber os detalhes e garantir a sua inscrição. 

LEIA MAIS: Cinco dicas para elaborar um bom edital  


 

 



Voltar