Número de compositores participando do mercado cresceu 55% no período, diz relatório
Do Rio
Amanhã (7 de outubro) se celebra o Dia do Compositor Brasileiro, e um relatório publicado nesta quinta (6) pelo Ecad mostra que cada vez mais criadores musicais participam do mercado, cadastrando um número recorde de novas canções. Nos últimos cinco anos, houve um salto de 55% no total de compositores filiados às sociedades que integram o escritório central, a UBC entre elas; no mesmo período, foram adicionadas 9 milhões de novas obras nos sistemas, mais do que dobrando o total anterior e alcançando a cifra de 17 milhões de obras cadastradas.
Esses dados ajudam a dar uma boa dimensão da pujança do mercado musical, que vive um período florescente. A cada mês, são cadastradas 100 mil novas obras, um passo fundamental para o correto recebimento dos valores referentes à execução pública. O grande momento do streaming, cujo aumento na arrecadação foi de 330% nos últimos cinco anos, também segundo o Ecad, se tornou um chamariz para novos profissionais. No ano passado, as receitas com o digital responderam por 23% de tudo o que o Ecad arrecadou. E esse salto em importância se deu precisamente a partir de 2017, quando uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu o streaming como execução pública — incidindo, portanto, a cobrança de direitos autorais pelo Ecad.
Este ano, o banco de dados das associações que formam o Ecad somou 4,5 milhões de titulares nacionais e estrangeiros — orgulhosamente, 84% deles são compositores, e os demais 16% se dividem entre intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.
"Toda a gestão coletiva da música atua de forma conjunta para que o trabalho de compositores seja reconhecido e valorizado por meio do pagamento do direito autoral, assim como o de intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. É por meio da filiação às associações que os titulares de música garantem o pagamento quando suas canções são tocadas publicamente", descreveu o Ecad na nota que acompanha a publicação do relatório.
A entidade também fez um levantamento dos percentuais de cada região do país no total de compositores cadastrados. Por ordem decrescente, são: Sudeste (62% do total); Nordeste (16%); Sul (11%); Centro-Oeste (8%) e Norte (2%). Há anos, a UBC vem investindo em iniciativas para valorizar a música regional e seus compositores de fora do eixo Rio-São Paulo, diminuindo as diferenças regionais.
Também promovemos a inserção da mulher no mercado, cujo percentual de participação no sistema da UBC atualmente ainda gira ao redor de 16%. Nossos sucessivos relatórios Por Elas Que Fazem a Música, acompanhados de campanhas de conscientização, levaram o total de mulheres filiadas a dobrar nos últimos 5 anos. As compositoras são o grande destaque entre todas as categorias: só em 2021, elas ficaram com 67% de tudo o que foi distribuído às mulheres pela UBC.
Amanhã, Dia do Compositor Brasileiro, fique ligado nos nossos canais informativos para conhecer uma grande novidade.
LEIA MAIS: No Dia do Compositor Brasileiro de 2021, criação musical virou profissão regulamentada
VEJA MAIS: Compositores do pop, sertanejo, gospel, rock e MPB falam sobre o fundamental trabalho do compositor