Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC e Credits Due debatem sobre metadados na música
Publicado em 21/10/2022

O encontro acontece na próxima segunda-feira, às 13h, de forma online, gratuita e com tradução simultânea 

Do Rio 

No bate-papo “Olha o crédito! Identificadores te ajudam a receber royalties!”, o gerente de Relações Internacionais da UBC, Peter Strauss, se junta ao CEO da The Ivors Academy, Graham Davies, ao produtor Moogie Canazio e à artista, compositora e produtora Bibi. Os participantes vão debater sobre a importância de garantir que os metadados de música completos e precisos sejam anexados a todas as gravações, no momento mais próximo da criação/produção possível. O evento acontece na próxima segunda-feira (24), às 13h, com transmissão online ao vivo gratuita, e com tradução simultânea para português. Garanta o seu ingresso aqui. 

Atualmente, muitas lacunas existem devido à distância entre o instante em que a música é criada/produzida e a coleta dos metadados, o que pode causar um ruído no fluxo de direitos. Por isso, no encontro, serão apresentados os trabalhos já realizados pela iniciativa “Credits Due”, criada pela associação profissional independente britânica de criadores da música, Ivors Academy, para enfatizar a relevância do tema do crédito devido a todos os envolvidos na cadeia de produção da música. Além disso, também será enfatizada a necessidade de incentivar o uso cada vez melhor dos identificadores. 

"O encontro é mais um passo da UBC na tarefa de conscientizar criadores da importância dos identificadores na música para garantir o fluxo de royalties na cadeia da indústria musical”, afirma o gerente de Relações Internacionais da UBC, Peter Strauss. 

A UBC, que tem trabalhado o tema em artigos e workshops, agora é a apoiadora oficial da campanha, que tem como objetivo conseguir mais aderência ao redor do mundo, principalmente no Brasil.  

No último ano, a UBC promoveu no seu canal do YouTube o “Conexões UBC”, uma série de lives que abriu espaço para discutir assuntos relevantes para o mercado musical com profissionais da música e especialistas, como remuneração no streaming e ISRC. 

CONHEÇA OS PARTICIPANTES: 

Graham Davies:
Graham Davies é CEO da The Ivors Academy, a principal organização de advocacia e premiação para compositores com sede no Reino Unido. Após uma longa carreira trabalhando no lado editorial da indústria da música, trabalhando para PRS, TEOSTO e ASCAP nas áreas de digital e estratégia, Graham começou o trabalho de transformação da Ivors Academy. Ele lançou uma série de campanhas influentes, incluindo #FixStreaming, que levaram a processos de inquérito parlamentar e revisão de concorrência e mercados no Reino Unido, e a campanha Credits Due, que está abordando o problema multibilionário de metadados. Seu mais recente projeto inovador é o lançamento de um novo curso online de Empreendedorismo Criativo chamado TheWRD, que busca abrir o acesso à indústria da música para os menos favorecidos.

Moog Canazio
Nascido no Rio de Janeiro, Moogie começou muito cedo sua conexão com a música, como baterista, tocando em clubes locais no Rio e em todo o Brasil. Produtor musical e engenheiro de gravação, Moogie teve o privilégio de colaborar com alguns dos maiores nomes da indústria do entretenimento como Ray Charles, Sarah Vaughan, Eric Clapton, Dianna Ross, Dionne Warwick, Tom Jobim, Sergio Mendes, João Gilberto, Luis Miguel, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivan Lins, Luiz Miguel, Melody Gardot, entre muitos. Com mais de 35 indicações ao Grammy e Emmy, Moogie ganhou sete Grammys e Grammys Latinos, bem como vários dos principais prêmios da indústria. Em 2008, Moogie foi nomeado para o Conselho de Curadores da Academia Latina de Gravação e, em 2011, foi eleito Vice-Presidente do Conselho de Curadores. Moogie apresenta-se como um "aficionado da música", que vive da música e para a música. 

Bibi
Cantora e compositora, Bibi trabalhou 5 anos diretamente com o consagrado produtor Dudu Borges na concepção e execução da parte artística do projeto Analaga, sendo responsável por gerenciar os lançamentos, assim como o relacionamento com artistas, gravadoras, distribuidoras digitais, administração da editora e organização da parte burocrática, como autorizações, edições, licenciamentos, entre outros. Participou em 2018 do primeiro “Global Song Camp”, da Universal Music Publishing Brasil, e do “Songhub”, organizado pela APRA AMCOS com compositores e produtores australianos. Escreveu diversos hits brasileiros e recebeu indicações em premiações como o WME Awards e Latin Grammy. 

Peter Strauss
Gerente de Relações Internacionais, Distribuição e Licenciamento na União Brasileira de Compositores, com foco no relacionamento com sociedades de gestão coletiva a participação nos grupos técnicos e de negócios da CISAC, organização global que reúne as sociedades autorais e define standards e formatos de intercâmbio de dados. Participa ativamente desses grupos técnicos para alavancar a implementação dos mesmos nas áreas relevantes da UBC. Iniciou a carreira no mercado em 2001, na EMI Music Publishing, e faz parte do quadro da UBC desde 2009. 

 

O encontro é uma parceria da iniciativa Credits Due com a UBC. 

SAIBA MAIS No site oficial do Credits Due 


 

 



Voltar