Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Morre aos 85 anos o monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova
Publicado em 13/12/2022

Imagem da notícia

Pioneiro da Renovação Carismática no Brasil e associado da UBC, ele deixa um legado marcante na comunidade católica

Do Rio


Morreu na noite de segunda-feira (12), aos 85 anos, o monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. A causa da morte do sacerdote foi insuficiência respiratória por bronco-aspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, o religioso lutava contra um mieloma múltiplo. Associado à UBC desde 2008, e com mais de 390 fonogramas cadastrados, ele se tornou um prestigiado líder religioso, conhecido por mobilizar milhares de devotos por meio de seu trabalho de evangelização, elaborado especialmente para jovens.


O falecimento foi confirmado pela Comunidade Canção Nova, que, em nota, declarou:

“Com o pesar dos que se despedem e a esperança de quem acredita no Céu, a Canção Nova comunica a partida de Monsenhor Jonas Abib para a casa do Pai. O Sacerdote e Fundador da Canção Nova se fez ‘tudo para todos’ e encerrou sua jornada neste dia 12/12/22.”


Nascido em 21 de dezembro de 1936, na cidade de Elias Fausto (SP), o monsenhor Jonas era filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa, e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana. Ordenado sacerdote em 1964, ele adotou o lema “Feito tudo para todos”.

O então padre Jonas começou a realizar projetos com jovens, promovendo encontros e retiros para a juventude de São Paulo. Em 1971, após ingressar na Renovação Carismática Católica, dedicou-se ainda mais ao trabalho com a juventude.

Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social. A comunidade católica mobiliza milhares de fiéis em todo país e é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, o que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo.

Em 1980, ele inaugurou a Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista, São Paulo, e em 1989, a TV Canção Nova. No ano de 2002, Jonas Abib esteve com o Papa João Paulo II, encontro que foi considerado por ele a confirmação de sua missão.

Aos 70 anos, gravou o DVD “Como é linda a nossa família”. O show foi lançado no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Canção Nova completou 30 anos. O trabalho apresenta algumas músicas consagradas em sua caminhada na música católica, que se iniciou na década de 70, com seu primeiro LP, “O Amor Vencerá”.



O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2007, a pedido do então bispo da diocese de Lorena (SP), dom Benedito Beni Santos. O título é dado pelo papa a padres que se destacam por importantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus, em suas dioceses.

Em janeiro de 2010, ele pôde celebrar a admissão da Canção Nova, oficialmente, na Família Salesiana, aprovada pelo Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. O Reconhecimento Pontifício Definitivo da Comunidade Católica aconteceu em 29 de junho de 2014, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo. No mesmo ano, foi realizada a Cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Canção Nova, além de terem sido celebrados os 50 anos de sacerdócio de Monsenhor Jonas Abib.


O velório será realizado nesta terça-feira (13) e seguirá até quinta-feira (15), na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, São Paulo.

LEIA MAIS: Canção Nova, perto dos 45 anos, aposta ainda mais forte na música


 

 



Voltar