Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Em e-book, Ecad explica em detalhes sua tecnologia de identificação
Publicado em 23/12/2022

Entenda como a entidade apura músicas tocadas em todos os segmentos, da TV aos shows e ao streaming

Do Rio 

O Ecad acaba de lançar "Identificação Musical", um detalhado e-book no qual explica a tecnologia e os métodos que utiliza para identificar as músicas tocadas em todos os segmentos de arrecadação e distribuição, garantindo assim que o dinheiro chegue até os titulares. Ao longo das décadas, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição foi desenvolvendo seus próprios sistemas e mecanismos de aferição, o que melhorou significativamente sua atuação. 

No caso do rádio, por exemplo, um software próprio, o Ecadtec CIA Rádio — desenvolvido em parceria com especialistas da PUC do Rio de Janeiro —, se soma às listas de programação das emissoras para permitir a apuração das milhões de canções executadas todos os anos pelas emissoras do país. 

Músicas tocadas em bares ou festas juninas, por exemplo, também são verificadas por um sistema próprio e por amostragem, sendo que o resultado final pode ser replicado para o conjunto de estabelecimentos adimplentes (em dia com os pagamentos) ao usar critérios estatísticos confiáveis e certificados pelo Instituto Ibope Inteligência.

No caso da televisão, ainda o segmento que mais contribui para a arrecadação (41% do total em 2021) e para a distribuição (mais de 47% do total) de valores aos titulares, uma combinação de listagens enviadas pelas emissoras e gravações por amostragem ajuda a assegurar que as músicas usadas na programação sejam efetivamente pagas. 

Já para o streaming de música e vídeo, além de outras categorias de serviços digitais, com 23% do total arrecadado em 2021 — e um percentual sempre crescente nos últimos anos —, utiliza-se o cruzamento de relatórios enviados pelas plataformas com o software de identificação do Ecad. A velocidade de tráfego desses metadados é tamanha que o sistema do escritório central permite a identificação de coisa de 100 mil músicas por segundo.

Além da explicação sobre os sistemas e métodos, o e-book também traz informação pormenorizada sobre quem deve pagar o quê em cada caso — emissoras, produtores de shows e eventos, plataformas — e quando é feita a distribuição aos titulares. De igual maneira, a obra informa quem tem direito autoral a receber em cada segmento, se apenas os autores (direito autoral) ou também produtores fonográficos, intérpretes e músicos (direito conexo).

Trata-se, portanto, de um resumo bastante útil para você, titular de direitos, que quer saber rapidamente quem paga para usar suas músicas, como é feita a apuração do uso e quando você recebe.

LEIA MAIS: Clique aqui e tenha acesso ao e-book Identificação Musical, do Ecad

LEIA MAIS: No site do Ecad, mais informações sobre o lançamento da obra

LEIA MAIS: Relembre o último relatório anual do Ecad (com valores de 2021) 


 

 



Voltar